Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Como controlar a ansiedade

 

Ballone¹ aponta que a era moderna pode ser caracterizada como a Idade da Ansiedade, por conta da agitada dinâmica existencial da modernidade: competitividade, consumismo desenfreado, novas tecnologias e assim por diante. Para esse autor, a simples participação do indivíduo na sociedade contemporânea já preenche, por si só, um requisito suficiente para o surgimento da ansiedade.

A frequência com que situações ansiogênicas (que geram ansiedade) aparecem, assim como a força de suas consequências não parece algo estranho a maioria das pessoas.

Exercícios de respiração e relaxamento costumam apresentar bons resultados na diminuição e controle da ansiedade². Concentrar-se na própria respiração, sentado(a) num ambiente tranquilo, até mesmo contando cada inspiração e expiração, pode diminuir a ansiedade e melhorar a atenção.

Inicialmente, diremos que relaxamento é o que se opõe ao stress, o que reforça a homeostase (processo de regulação que mantém o organismo em constante equilíbrio), o que diminui a angústia e a emotividade, o que proporciona a unificação dos elementos do organismo³.

Uma sugestão de técnica de relaxamento é “O Relaxamento Muscular Progressivo de Edmundo Jacobson”, que é indicado nas psicoterapias em geral, na psiquiatria, na neurologia e também utilizado como profilaxia4 .

A técnica de relaxamento muscular progressivo consiste em tensionar e logo em seguida relaxar os principais grupos musculares do seu corpo, um de cada vez.

A resposta do relaxamento, que se caracteriza por relaxamento muscular, frequência cardíaca reduzida, pressão sanguínea reduzida e outras alterações psicofisiológicas indicativas de uma redução da estimulação simpática, ocorre devido à contração dos diferentes locais do corpo, que liberam as monoaminas e, em seguida, dada a distensão destes mesmos locais, sucede-se a produção de endorfinas, que trazem a sensação de prazer e relaxamento ao corpo.

Dentre as principais formas de relaxamento, esta pode ser a mais simples, mais direta e mais fácil de se ensinar. Pela contração muscular voluntária, considera-se que o paciente se torne mais capaz de perceber a diferença entre tensão e relaxamento em cada um dos grupos musculares e, assim, seja capaz de promover o relaxamento muscular subsequente mais facilmente.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

 

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

 

1 Ballone GJ, Depressão Infantil, in. PsiqWeb, Internet, disponível em HYPERLINK "http://www.psiqweb.med.br/"www.psiqweb.med.br, 2015.

2 VALENZA, Marie Carmen et al. Effectiveness of controlled breathing techniques on anxiety and depression in hospitalized patients with COPD: a randomized clinical trial. Respiratory care, v. 59, n. 2, p. 209-215, 2014.

3 SANDOR, P. Técnicas de relaxamento. São Paulo: Vetor, 1982.

4 DE ALMEIDA, Solange Capra; ARAÚJO, Renata Brasil. Avaliação da efetividade do relaxamento na variação dos sintomas da ansiedade e da fissura em pacientes em tratamento de alcoolismo. Boletim da Saúde| Porto Alegre| Volume, v. 19, n. 2, 2005.

Referência:

DE SOUSA FILHO, Paulo Gomes. Introdução aos métodos de relaxamento. 2009.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP