Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

7 formas de tratar déficit de atenção

O tratamento usualmente preconizado se faz por meio da utilização de medicamentos. Mas o tratamento não se resume a terapia farmacológica e tem outras frentes que procuram envolver o transtorno em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

No momento em que o diagnóstico é concluído faz-se necessário que intervenções na família e na escola sejam iniciadas. A intervenção com os pais possui a finalidade de desmistificar as características e o processo de tratamento do TDAH, bem como capacitar aqueles que convivem diariamente com a criança para serem participantes ativos no processo de melhora da mesma¹.

 

 

Com relação ao ambiente escolar o objetivo do trabalho terapêutico é fornecer ao professor informações que possam contribuir para o desenvolvimento de práticas potencializadoras do tratamento desenvolvido em consultório.

Um levantamento bibliográfico e estudo exploratório de 2013¹ aponta como principais estratégias utilizadas para tratamento de pessoas com TDAH pelos profissionais da área da psicologia: Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI);Terapia Cognitiva; Organização, Planejamento e Execução; Minimização de baixa autoestima e incentivo por meio de reforço; Estabelecimento de metas e prazos alcançáveis e uso de relógios e alarmes de forma sistemática.

A Terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem de destaque para tratamento do TDAH. A TCC utiliza estratégias de organização de atividades diárias, de conscientização do próprio comportamento, de autoavaliação, de autocontrole, de autoinstrução, de resolução de problemas, de reestruturação cognitiva e prevenção de recaída².

Necessário salientar a necessidade de se promover a implicação e a motivação do(a) paciente, especialmente as crianças, no tratamento, sendo estes os primeiros pontos a serem trabalhos na terapia.

 

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1 MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine; ROSSETTI, Claudia Broetto. Psicólogos e TDAH: possíveis caminhos para diagnóstico e tratamento. Constr. psicopedag., São Paulo , v. 22, n. 23, p. 81-90, 2014 .

2 MONTEIRO, BC. TDAH: Proposta de tratamento clínico para crianças e adolescentes através da

terapia cognitivo-comportamental. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano. 2(1): 101-

108, 2014.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP