Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Apoio psicológico para obesidade

 

De especial relevância é o auxílio profissional prestado para quem sofre com a obesidade.

O corpo, obeso ou não, compreende questões como a autopercepção, a autoexpressão e o autodomínio, que podem ser entendidas como marcas de uma limitação pessoal, estreitamente relacionada com tensões crônicas no corpo¹.

Com relação aos transtornos alimentares e à obesidade os quesitos que parecem estar sempre presentes são imagem corporal e nossa relação com o outro, com a sociedade que nos cerca.

Absorvemos as coisas trazidas pelo mundo ou não? Sentimo-nos queridos pelos outros? Como lidar com a ansiedade de transitar num espaço que não oferece certezas? Como lidamos com o controle (e o exercemos) sobre nós e sobre outras pessoas?

Esses e outros questionamentos, conscientes ou não, podem estar presentes e nos mobilizar para ações que podem não ser do nosso melhor interesse. Sentimentos como culpa, tristeza, medo, raiva, podem atuar de modo destrutivo quando presentes e ignorados.

A ansiedade e a tentativa de dissipar a tensão física e mental correspondentes pode ser um mecanismo ignorado pela pessoa compulsiva, por exemplo. Um(a) psicoterapeuta pode ajudar a desvendar os gatilhos e imagens associadas ao comer, ou ao alimento que provocam essa ação compulsiva.Apoio psicologico para obesidade

O desenvolvimento da autoestima, o aprofundamento da compreensão do nosso corpo, e de nossas necessidades fisiológicas relacionadas ao prazer fazem parte, também, do repertório do(a) psicólogo(a). Separar necessidade e prazer em tais atividades, como o comer, pode ser essencial no enfrentamento da obesidade- especialmente daquela construída enquanto reflexo de questões psicológicas.

O(a) psicólogo(a) é também indispensável numa equipe multidisciplinar que lida com um transtorno multifatorial e complexo como a obesidade. Ele(a) pode ajudar na manutenção do equilíbrio do próprio grupo de profissionais e supervisionar a pessoa atendida para evitar recaídas e fortalecê-la individualmente no enfrentamento da obesidade.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1 BOGAZ, A. M. M.; TERRUGGI, R. Ressignificando o corpo: uma perspectiva biossistêmica da obesidade. In: CONVENÇÃO BRASIL LATINO AMÉRICA, CONGRESSO BRASILEIRO E ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS. 1., 4., 9., Foz do Iguaçu. Anais... Centro Reichiano, 2004. CD-ROM. [ISBN-85-87691-12-0]

Referência:

SILVA, B. L.; ALVES, C. M. Anorexia nervosa e bulimia nervosa: diagnóstico e tratamento em uma visão multiprofissional. Revista Mineira de Ciências da Saúde, Patos de Minas, UNIPAM, v. 3, n. 1‐17, 2011.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP