Skip to main content

Blog


Entenda como Transtornos de Personalidade podem afetar seus relacionamentos

Nossa maneira de ser e estar no mundo afeta nossa relação com as outras pessoas. Muitas vezes, em nosso cotidiano temos de lidar com situações previsíveis e, ainda, outras que podem fugir da nossa rotina.

Nossa maneira de ser e estar no mundo afeta nossa relação com as outras pessoas. Muitas vezes, em nosso cotidiano temos de lidar com situações previsíveis e, ainda, outras que podem fugir da nossa rotina.

As experiências que vivemos vão construindo nosso conhecimento sobre os outros, tanto quanto sobre nós mesmos(as).

Mas em algumas ocasiões podemos ser surpreendidos não por uma outra pessoa, mas por nós mesmos. Podemos nos deparar com reações ou pensamentos que parecem vir de um(a) desconhecido(a)- e talvez, de um certo modo, seja- mas que são, de fato, nossos.

E para além de um estranhamento casual, há modos de ser e estar no mundo que podem ser prejudiciais a nós mesmos(as). Há, por exemplo, uma série de perturbações que podem impactar negativamente nossos relacionamentos interpessoais, notadamente, e nossa vida, em geral. São os chamados transtornos de personalidade.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) transtornos de personalidade são: distúrbios da constituição caracterológica e das tendências comportamentais do indivíduo, não diretamente imputáveis a uma doença, lesão ou outra afecção cerebral ou a um outro transtorno psiquiátrico¹.

Estes distúrbios compreendem habitualmente vários elementos da personalidade, acompanham-se em geral de angústia pessoal e desorganização social; aparecem habitualmente durante a infância ou a adolescência e persistem de modo duradouro na idade adulta¹.

Uma palavra mal colocada, um gesto interpretado de modo diferente do intencionado pode gerar mal entendidos. E quando se quer dizer algo mas se diz outra coisa, aparentemente sem sentido?

O que fazer quando não suportamos estar longe de alguém, e quando próximos da pessoa agimos de maneira oposta aos nossos sentimentos? Como lidar com alguém que nos diz que agimos de modo imprevisível, inconsequente?

Para lidar com dificuldades afetivas, ou problemas na vida profissional, ou mesmo na construção e aplicação de planos, metas, na vida, pode ser necessário um apoio profissional como o de um(a) psicólogo(a).

Todos(as) lidamos com dificuldades diariamente, mas nossa capacidade de enfrentá-las pode estar momentaneamente diminuída.

Caso o mundo se torne irremediavelmente incompreensível e as pessoas a nossa volta impossíveis de lidar todo o tempo podemos procurar um espaço em que possamos nos apoiar para encontrar um significado, um sentido, para o nosso relacionamento com o mundo.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1 OMS (Organização Mundial de Saúde) - International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems 10th Revision (ICD-10) Version for 2010 (Online Version) http://apps.who.int/classifications/icd10/browse/2010/en#/F60

Referência:

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias. São Paulo: Saraiva, v. 13, 1999.




Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.