Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Teste: você é uma pessoa compulsiva?

Para saber se você é vítima de uma compulsão talvez um exercício de auto-observação seja o bastante para reconhecer sinais de alerta e buscar ajuda de um(a) psicólogo(a).

Vamos apresentar algumas questões sobre as quais você poderá refletir sobre a frequência com que você executa, ou não, as ações propostas nestas questões: “muito frequentemente”, “frequente”, "às vezes", “raramente” ou “nunca”.

As questões são baseadas na adaptação do Compulsive Buying Scale (Escala de Compras Compulsivas), ou CBS, para o português do Brasil. Ele é instrumento breve e de fácil aplicação, apresenta como vantagem abarcar as principais dimensões do transtorno, sendo elas a compulsão pelas compras e o comportamento impulsivo.

Aqui temos somente uma amostra do verdadeiro teste e que deve ser visto somente como um convite a reflexão em sua exposição neste texto.

Pensando que o comportamento compulsivo envolve uma fissura que é incontrolável e que só se consegue obter alívio da tensão cedendo a esses impulsos- aqui no exemplo do teste seriam as compras excessivas- podemos tentar extrapolar seu conteúdo e pensar em um tipo de estímulo, como comida, sexo, jogo ou outro que você perceba como constante e talvez incontrolável em sua vida para substituí-lo nas afirmativas.

Ceder à compulsão é seguido de prazer, satisfação ou alívio; no entanto, essas sensações são seguidas de culpa, autorrecriminação e lamentação.

 

Reflita sobre as afirmativas abaixo, substituindo o ato de comprar por aquele que você considera irresistível e frequente na sua vida:

 

  1. se sobra algum dinheiro ao final do período de pagamento, tenho que gastá-lo;
  2. já senti que os outros ficariam horrorizados se soubessem dos meus hábitos de comprar;
  3. comprei coisas apesar de não conseguir pagar por elas;
  4. comprei algo para me sentir melhor comigo mesmo(a);
  5. senti-me ansioso(a) ou nervoso(a) em dias em que não fui às compras;

 

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Referência

LEITE, Priscilla Lourenço et al . Tradução e adaptação semântica da Compulsive Buying Scale para o português brasileiro. J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro , v. 60, n. 3, p. 176-181, 2011.

 

psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP