Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Como a psicoterapia pode ajudar a tratar quem sofre com disfunção erétil

A psicoterapia voltada para o tratamento da disfunção erétil é baseada no modelo de psicoterapia breve e pode ser chamada de terapia sexual.

Este modelo de psicoterapia tem um foco menos abrangente do que outros modelos porque pretende atacar uma questão pontual e se propõe a fazê-lo num curto espaço de tempo.

A intervenção psicoterápica individual voltada a resolução da disfunção erétil visa à redução da ansiedade e educar sobre a sexualidade e expectativas que a pessoa possui sobre esse tema com relação a si e a parceira, além de esclarecer o papel de estímulos sexuais diferentes da penetração que também podem se somar na atividade sexual dos parceiros. Como sexo oral, e outras práticas.

A terapia de casal também é uma modalidade de psicoterapia que pode ajudar na resolução de questões de status e dominância, intimidade e confiança e perda da atração sexual entre parceiros.

Há também outros modelos de psicoterapia como a psicoterapia de orientação psicanalítica onde o tratamento é mais profundo e foca as dinâmicas inconscientes da pessoa. Com duração mais longa e uma frequência maior de encontros.

Na literatura ainda não existe nenhum estudo que examine as eficácias diferenciais das psicoterapias utilizadas para a disfunção erétil, existindo apenas alguns/mas autores/as que analisaram a relação entre a psicoterapia cognitivo-comportamental (individual e/ou de grupo) e tratamentos médicos.¹ 

A psicoterapia cognitivo-comportamental para a disfunção erétil, de uma forma geral, tem-se mantido semelhante desde a sua origem, tomando por base conceptual e interventiva os trabalhos de Masters e Johnson, nos anos 1960 – 1970. Ainda hoje, as técnicas desenvolvidas por estes autores são as mais utilizadas na prática clínica e as que mais se aproximam de um protocolo próprio de intervenção para a generalidade das disfunções sexuais.¹

 

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1 DE OLIVEIRA, Maria da Conceição. Percepções dos/as psicoterapeutas sobre a influência dos estereótipos de gênero e das relações íntimas, heterossexuais e não-heterossexuais, nas vivências da Disfunção Erétil. 2012. Tese de Doutorado. Universidade do Minho.

 

psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP