Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Depressão crônica, como lidar com ela?

A depressão crônica é uma companheira pesada que traz consigo um véu cinza que recobre todo a vista da pessoa.

Ela pode ser leve ou moderada no caso da distimia ou mais forte, e incapacitante, no caso da depressão maior.

É preciso ficar aos sinais de que  a depressão crônica pode estar caminhando para um desfecho ruim, como o suicídio. 

Variáveis como problemas financeiros, uma orientação sexual diferente da heterossexual, consumo moderado ou descontrolado de álcool e outras substâncias psicoativas, além dos sintomas depressivos, são fatores de risco para o suicídio.¹

Desenvolver vínculos com outras pessoas, participar de atividades sociais ou esportivas em grupos, e buscar tratamento com psicólogo(a) são formas de se lidar com a depressão crônica. 

Manter um diário onde se anota pensamentos, sensações e a rotina do dia a dia é outra alternativa para que a pessoa se mantenha atrelada ao fluxo da vida, ligada ao espaço e ao tempo presente- até mesmo para melhor avaliar o próprio progresso diante das dificuldades trazidas pela depressão crônica.

Meditação e práticas de exercícios de respiração, ou mesmo práticas religiosas podem ser positivas dependendo da disposição de quem busca um alívio da depressão.

Manter-se ativo(a) e presente no mundo é essencial para se lidar com a depressão crônica, porque ela se comporta como um convidado que chega e não parece ter hora para sair. Não é fácil, e cada dia pode ser como uma batalha; mas com apoio da família, amigos e ajuda profissional o fardo pode ser aliviado.

Muitas vezes as possibilidades de reabilitação precisam de um(a) psicólogo(a) para serem desenvolvidas. Ele(a) pode ajudar a entender alguns mecanismos ligados à expressão individual da depressão crônica e promover o bem-estar.

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1 SANTOS, Hugo Gedeon Barros dos et al. Factors associated with suicidal ideation among university students. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 25, e2878, 2017 .

 

psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP