Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Retorno às aulas

Enfim o mês de férias tão esperado já acabou – entre passeios, viagens para alguns, momentos de lazer e de descontração para outros, ou apenas o “fazer nada” em casa acompanhado dos pais e amigos chega ao final, e o momento de retornar está aí. Para alguns esse momento é esperado com entusiasmo para rever amigos, professores, mudar de ambiente e seguir adiante com sua rotina acadêmica, porém, nem todos sentem dessa forma, e especialmente para os pequenos esse pode ser um momento de grande ansiedade e desconforto. Alguns podem até expressar esses sentimentos com choro, birras, teimosia, negação em sair de casa, entre outros comportamentos que demonstram claramente sua posição de contrariedade. Tudo isso gera também grande confusão e preocupação nos pais que ficam por vezes “reféns” desses comportamentos e não sabem como agir. A dica é avaliar os comportamentos da criança, perceber alterações ainda que pequenas no seu cotidiano e o quanto o momento que antecede a ida ao colégio é angustiante para o filho.

Nesse momento o ideal é sempre dialogar com a criança para tentar compreender o que está ocorrendo, quais motivos a criança tem em não querer voltar ao espaço escolar, que anseios, fantasias está criando. Ao conversar com a criança, os pais poderão entender o que está se passando e tranquilizar o filho, mostrando que o espaço da escola é um local de acolhimento, de aprendizado, de brincadeiras e de amizade, e que é muito bom poder retornar a esse convívio. Algumas crianças são mais resistentes a essas mudanças em sua rotina, e somente esse período de descanso já é suficiente para causar todas essas reações comportamentais.  Uma última dica fundamental é confiar na escola, nos professores, na coordenação pedagógica e na parceria que existe entre ambos – com certeza as crianças percebem esse vínculo e se beneficiam muito dessa relação. 

Em qualquer situação não deixe de buscar ajuda e orientação de um profissional especializado.

Paulo Sergio Estevam Ferreira

Psicólogo Clínico pós-graduado em Terapia Comportamental-cognitiva pela USP 

CRP/SP: 06/93350

Pedagogo com especialização em Psicopedagogia e Neuroeducacão 

psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP