Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Tratamentos para Ansiedade durante a quarentena

A incerteza econômica e política atualmente vivida mundialmente traz impactos para nosso cotidiano individual e, consequentemente, para a saúde mental de todos nós.

A vivência de um período de quarentena pode trazer muitas frustrações e com elas angústias, ansiedade, estresse e, às vezes, transtornos mais sérios.

Cuidar de nós e nossos familiares pode ser um desafio para o qual podemos não encontrar resposta. No entanto, diante de tais adversidades podemos procurar ajuda de profissionais. Neste caso, da psicologia.

Os tratamentos para ansiedade podem variar, inclusive num contexto de quarentena onde muitos atendimentos devem se desenvolver no formato online. Mas psicoterapias, técnicas e tratamentos validados pelo Conselho Federal de Psicologia são uma opção segura.

A ansiedade, além de poder ser um problema em si mesma, pode também ser sintoma de inúmeras perturbações mentais. 

Há muitas opções de terapias comprovadas cientificamente. Você pode verificar o perfil e entrar em contato com um de nossos profissionais para verificar mais detalhes através de nosso site.

Entre as muitas abordagens disponíveis para o tratamento de ansiedade durante a quarentena temos as chamadas psicoterapias psicodinâmicas, baseadas na psicanálise e sua teoria sobre o inconsciente e sua dinâmica e a Terapia Cognitivo-comportamental (TCC). 

As abordagens psicodinâmicas são baseadas nas teorias de Freud sobre tensões entre consciente e inconsciente- e sua dinâmica imperceptível- e que tem seu desenvolvimento durante a infância. Elas incluem, entre outras, a teoria psicossocial do desenvolvimento humano de Erik Erikson e a psicoterapia analítica de Jung.

As sessões ou encontros das psicoterapias psicodinâmicas costumam durar em torno de 1 hora e ser semanais. O trabalho psicanalítico costuma promover mais de 1 sessão por semana: a ser combinado entre analista e cliente.

A TCC pode ser utilizada para tratamento de psicopatologias em qualquer faixa etária, auxiliando, por exemplo, na abordagem clínica dos transtornos de ansiedade e depressão.¹ 

O objetivo do tratamento a partir da TCC está em ir em busca de uma modificação da estrutura cognitiva da pessoa para que ela consiga se comportar, sentir e pensar de modo diferente e mais adaptativo no futuro.¹

Protocolos terapêuticos que incluem treino de habilidades sociais e técnicas de relaxamento fazem parte da estratégia da TCC para ansiedade.

São muitas as práticas e teorias que muitas vezes emprestam técnicas e procedimentos entre si para ajudar a promover o bem-estar abordando a ansiedade e outros sintomas, mesmo durante a quarentena.

Confie num(a) profissional para fazer seu atendimento e sugerir o melhor curso de tratamento, independente da abordagem utilizada.

 Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1 ANTONIUTTI, Camila Bosse Paiva et al . Protocolos psicoterapêuticos para tratamento de ansiedade e depressão na infância. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro , v. 15,n. 1,p. 10-18,jun. 2019 .

 

psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP