Skip to main content

Casais em crise

Relacionamentos podem ser grandes estressores.

O relacionamento interpessoal pode vir carregado de muita expectativa e frustração, mas o relacionamento de casal, desde a paquera até o casamento, pode ser especialmente associado à transtornos psicológicos como depressão e ansiedade. Os conflitos podem ser cronicos e envolvem comportamentos repetitivos e agressivos.

Psicologa para casal em crise Causas mais comuns para os desentendimentos dos casais

- Comportamentos inadequados por parte de um dos parceiros, como por exemplo abuso de drogas ou álcool, comportamento violento, etc.

- Traição por uma das partes.

- Dificuldade em expressar descontentamento, o que acaba sendo feito de forma a iniciar uma discussão, ao invés de resolver um problema.

- Situações que foge ao controle das partes como, perda financeira, morte na família, etc.

- Mudanças positivas mas que não estão sendo bem elaboradas como por exemplo, mudança para uma nova casa, promoção ou aumento salarial de uma das partes, etc.

- Crescimento pessoal de uma das partes não acompanhada pela outra, como por exemplo a conclusão de um curso, a inserção em novo grupo social, etc.

Traição

A traição pode ser a situação de crise no casal que mais provoca dor e decepção. Será que existe uma só pessoa que possa dizer estar preparada para uma noticia referente à traição? Por mais que desconfie, por mais que o marido (ou esposa, namorada, etc) tenha dado sinais, acredito que poucos segurem com tranquilidade a informação de estar sendo traído. Acredito que o ser humano não foi feito para dividir afeto romântico. Percebo que dividimos o afeto do amigos, do filho, até de parceiros apenas sexuais algumas pessoas conseguem dividir com tranqüilidade, mas o amor que une duas pessoas com a finalidade de formar uma família e manter uma vida de união não acredito que faça parte do tipo de afeto que dividiremos.

A melhor forma de reagir pode ser: respire, pense e só depois fale alguma coisa. O problema poderá ser piorado caso a parte traída seja impulsiva e der vazão a toda sua raiva sem reflexão. Pode ser interessante em primeiro lugar entendar o que está acontecendo - isso não significa que você o desculpará, mas entender o porque da traição poderá ajudar a se situar melhor.

Referência: Frank M. Dattilio , Arthur Freeman . Estratégias Cognitivo comportamentais de intervenção em situações de crise

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.