Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Sintonia no relacionamento

Entrevista cedida para o Jornalismo Nós Mulheres

Psicologo para tratar relacionamento

Sintonia na relação, como perceber?

Acredito que a maioria, senão todas, as pessoas que iniciam um relacionamento pretendem algo próximo à perfeição com a finalidade da sentirem-se plenos e felizes. Esse sentimento de perfeição pode ser frequente no início da relação. Mesmo que, talvez, a perfeição não seja possível, acredito que o interesse de ambas as partes em busca-la, de forma serena, pode ser uma forma de perceber sintonia na relação.

Talvez alguns componentes possam ser interessantes para este relacionamento em sintonia, como porexemplo a liberdade, a conversa, a compreensão, a confiança, a inovação constante que apimenta qualquer relação e claro a paixão que nos deu um aquele empurrãozinho inicial para um dia chegar ao amor.

Por que geralmente ao passar dos anos o relacionamento cai na rotina ou esfria?

No início de qualquer relacionamento a tendência dos casais é ficar o máximo de tempo possível junto. Com o passar do tempo essa vontade de ficar sempre junto pode ir diminuindo, a rotina do relacionamento aparece. Geralmente acabam dizendo que o relacionamento esfriou, e se acomodam, achando que esse esfriar é inevitável e faz parte do relacionamento.

A diminuição de aquele querer estar junto sempre, daquela paixão de início do namoro é normal, já que os problemas do dia a dia, e as novidades acabam perdendo a graça, o sabor do novo.

Como identificar isso?

Conseguimos identificar que o relacionamento esfria quando o casal demonstra uma falta de vontade de realizar atividades que costumeiramente sempre faziam. A falta de diálogo, a falta de tolerância na aceitação do outro e pequenas brigas podem ser sinais que o casamento ou o namoro tenham caído na rotina.

Quais atitudes fortalecem e rejuvenescem o amor?

Algumas dicas são importantes para não deixar o relacionamento envelhecer:

1. Manter o diálogo;

2. Desenvolver alguma atividade junto com o companheiro;

3. Aprender a rir dos próprios defeitos e dos defeitos do outro;

4. Respeitar a opinião do parceiro;

5. Preservar os momentos de intimidade;

6. Ter um espaço individual;

7. Expor a sua opinião;

8. Fazer planos juntos

Todas essas dicas são importantes para o fortalecimento do amor, desde sempre essas atitudes devem ser tomadas para que haja leveza no relacionamento e que todos saibam que poderão passar por qualquer situação de uma maneira tranquila.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

O que se deve fazer para evitar as brigas e o desgaste emocional dentro da relação?

O diálogo e a confiança são essenciais para evitar as brigas e o desgaste dentro do relacionamento. Se o casal não conversa, não consegue manter um vínculo de cumplicidade e de confiança para resolverem problemas.

Então é necessário que o casal estabeleça uma rotina de conversa desde o começo do namoro confidenciando suas alegrias e tristezas, para que cada um saiba que pode confiar e ter um apoio quando for necessário.

Quais as dicas para a sensação de paixão no início da relação durar por mais tempo?

Conversar com seu parceiro todo dia, demonstrar que se interessa por ele, que se preocupa faz com que o parceiro sempre tenha o interesse de compartilhar as novidades.

- Presenteie ou faça uma surpresa para a pessoa que você ama. Não precisa ser nada de valor, apenas demostre que fez aquele gesto, aquela surpresa pensando nele.

- Sempre se arrume para sair com o seu namorado ou marido, isso mostra que você se preocupa com sua aparência, mesmo casada ou namorando há algum tempo ter a sua vaidade é importante e querer se produzir para ele também como no início do namoro.

- Procure realizar passeios, atividades, entre outras coisas para que assim a rotina sempre mude. Vá a barzinhos, lanchonetes, restaurantes, cinema, entre outros lugares que você poderá aproveitar momentos descontraídos juntos.

Qual o fator que gera mais desentendimentos entre os casais levando a um possível rompimento?

O ciúme e a falta de flexibilidade para entender as questões individuais de cada um são fatores que geram rompimento com uma maior facilidade.

É necessário que o casal procure entender os problemas individuais e o seu modo de ver as coisas e respeitar a opinião de cada um.

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP