Doenças Psicológicas: Qual a diferença entre síndrome, distúrbio e transtorno?

Saiba o que são as doenças psicológicas, conheça os principais tipos e como tratá-las!

Estamos vivendo um momento em que, infelizmente, cada vez mais pessoas estão se queixando a respeito das doenças psicológicas, mesmo sem ter sido diagnosticadas. Isso ocorre, porque diversos fatores estão contribuindo para o adoecimento psíquico. Diante disso, é muito importante compreender o que isso significa, quais são os efeitos na vida de cada pessoa e a importância de um tratamento muito bem direcionado e eficaz.

As doenças psicológicas não são atuais, mas ultimamente as pessoas têm se preocupado mais e direcionado um olhar mais atento e cuidado para esse tipo de demanda. Com isso, é necessário que você entenda as diferenças existentes entre elas e o que nomes como síndromes, distúrbios e transtornos significam.

Baixar E-book!

O que são Doenças Psicológicas?

As doenças psicológicas são alterações no campo psíquico de uma pessoa, que podem desencadear diversos sintomas indesejáveis que prejudicam a qualidade de vida de um indivíduo. Seus efeitos podem não se limitar ao campo psicológico, se estendendo também para sintomas físicos. Diante disso, essas alterações no campo emocional e cognitivo causam muito sofrimento, incômodos e reações indesejáveis para essas pessoas. Além disso, elas podem ser desencadeadas por diversas razões, como situações de violência, traumas infantis, cobranças excessivas, inseguranças, entre outras situações que deixaram uma marca significativa na vida de um indivíduo.

Diante disso, as doenças psicológicas não são necessariamente transmitidas de uma pessoa para outra, geneticamente falando, como comumente acreditam, pelo contrário, elas podem ser desencadeadas em qualquer momento da vida, por situações consideradas gatilhos e que ativam alguma fragilidade muito íntima de alguém.

Tenho alguma doença psicológica?

Para identificar a presença ou não de alguma doença psicológica é necessária a avaliação de profissionais qualificados no campo da saúde mental, entretanto, pode estar ao seu alcance perceber alguns sinais.

É importante saber que a presença de comportamentos considerados atípicos, não irão se configurar necessariamente em uma síndrome, distúrbio ou transtorno psicológico. Compreender isso é necessário para evitar a patologização de determinadas maneiras de ser e interagir com o mundo.

Diante do que chamamos de doenças psicológicas, alguns pontos podem ser levados em consideração na hora de identificar e procurar um profissional:

• Os sintomas que você está sentindo;
  • A intensidade dos sintomas;
  • A frequência com que esses sintomas aparecem;
  • O quanto esses sintomas interferem na sua rotina;

Para fins exemplificativos, podemos mencionar a ansiedade. Se você está sentindo os principais sintomas de ansiedade, como excessiva preocupação com o futuro, palpitações, sudorese excessiva, dificuldade para dormir e organizar pensamentos e esses sintomas estão aparecendo de maneira muito intensa ao ponto de prejudicar as atividades que você precisa desempenhar no seu dia a dia, pode ser indícios de algo precisa de atenção e uma ajuda profissional precisa ser buscada.

Qual a diferença entre síndrome, distúrbio e transtorno?

Em primeiro lugar é importante compreender que as síndromes, os distúrbios e os transtornos são formas de nomear os sofrimentos psicológicos, mas cada um terá particularidades na hora de realizar um diagnóstico e elaborar um plano adequado de tratamento psicoterapêutico.

As síndromes são consideradas o conjunto de sintomas e efeitos causados pelo adoecimento psicológico de uma pessoa. Os distúrbios são alterações no padrão de organização psicológica de alguém, que pode causar modificações consideráveis na rotina de uma pessoa, sendo bem semelhante aos transtornos, que também causam efeitos físicos e psíquicos devido às alterações de comportamento.

Para efeito de exemplificação, as síndromes são mais amplas, podendo desencadear distúrbios, os quais ao não serem cuidados de forma adequada no decorrer da vida podem se configurar em transtornos. De qualquer maneira, essa linha de raciocínio não é uma regra, mas uma forma de compreender as sutis diferenças entre um e outro. Portanto, uma pessoa com síndromes, não necessariamente terá distúrbios ou transtornos. Isso serve para as outras formas de doenças psicológicas.

Agendar consulta

Quais são as Doenças Psicológicas mais comuns?

A lista de doenças psicológicas é extensa, mas há algumas que se destacam mais por afetarem parte da população com maior frequência. São elas:

Principais Síndromes

• Síndrome do Pânico
  • Síndromes Fóbicas
  • Síndromes Psicóticas
  • Síndromes Maníacas
  • Síndrome do Impostor
  • Síndrome de Burnout
  • Síndrome de Tourette
  • Principais Distúrbios
  • Distúrbio do Sono
  • Distúrbios alimentares
  • Distúrbio de Personalidade

Principais Transtornos

• Transtorno de ansiedade
  • Transtorno obsessivo compulsivo
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
  • Transtorno depressivo
  • Transtorno alimentar
  • Transtorno Opositor Desafiante
  • Transtorno de Personalidade Bipolar

A psicoterapia pode ajudar no tratamento de doenças psicológicas?

Sem sombra de dúvidas! A psicoterapia tem um papel fundamental no tratamento e cuidado de síndromes, distúrbios e transtornos, especialmente por afetarem diretamente a estrutura psicológica de uma pessoa. Diante disso, profissionais da área da psicologia poderão utilizar as mais variadas técnicas para elaborar um plano de tratamento para cuidar daquelas pessoas que foram diagnosticadas.

Além disso, a psicoterapia pode ajudar também aquelas pessoas que estão em sofrimento como forma de identificar e prevenir que efeitos maiores do adoecimento psíquico possam prejudicá-las.

Não hesite, agende uma consulta!