Entre em contato
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.
Ou preencha o formulário abaixo

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Descontrole emocional

“Tal pessoa tem temperamento forte”. Às vezes esse comentário parece um elogio, mas na maioria das vezes se trata de uma critica. Temperamento forte pode significar uma pessoa que sabe o que quer, mas também significa uma pessoa muito difícil de lidar, quer o que quer e passa por cima de quem for para conseguir.

Psicologo para descontrole emocionalVou falar sobre o que é temperamento forte, quando este temperamento incorre em descontrole emocional.

Quando escolhi a faculdade de psicologia o que mais me empolgava nesta área era a possibilidade de trabalhar na busca de mudanças às pessoas. O grupo de pessoas que muito constantemente acabam em problemas e sofrimento psicológico e emocional é das pessoas em forte descontrole emocional.

Uma das possibilidades para entender esta pessoa seria o diagnóstico do transtorno bipolar.

A bipolaridade é um transtorno mental onde a pessoa não reage ao que acontece da forma que se espera, não responde proporcionalmente a ocasião - ou ela fica muito agitada, agressiva, explosiva, impulsiva e distraída, e sem ter nada que justifique essas reações – ou em outros momentos o comportamento é apático, desanimado, triste, ansioso, não sente prazer nas coisas e isso também em situações onde não há elementos que justifiquem esta reposta.

Quando os sintomas são mais brandos dizemos que a pessoa tem episódios de descontrole emocional, mas quando são tão intensos a ponto de causar graves prejuízos pessoais pode caracterizar um transtorno bipolar.

Muitas vezes ocorre na forma mais branda da doença, com oscilações de humor mais fortes do que o normal mas ainda não causa tantos danos a si mesma ou a quem está próximo. O perigo aparece justamente nesses casos, pois é preciso um olhar profissional mais apurado para conseguir identificar o transtorno bipolar. Esta pessoa pode ser confundida com um DDA, com alguém com Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade, ou com depressão comum. É possível confundir com o DDA porque alguns sintomas são os mesmos, a pessoa pode ficar mais impulsiva, mais desatenta, mas os outros dados colhidos na avaliação psicológica é que confirmam o diagnóstico correto: DDA ou T Bipolar ou depressão comum.

Se a pessoa tiver um diagnóstico errado pode passar muito tempo fazendo tratamento para uma coisa que não tem nada a ver com o problema, e claro que a melhora poderá ser mais lenta.

Para se fechar o diagnóstico o psicologo poderá considerar não só os sintomas, mas também todo o comportamento, analisar histórico familiar, estudar que influencia teve tanto o ambiente onde essa pessoa viveu como a genética.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Temperamento X Programas de TV

Observar e entender o comportamento humano é mesmo muito interessante. Uma coisa que me faz pensar seria o porque do programa de TV Big Brother fazer tanto sucesso? Porque a gente fica observando como cada um se comporta, porque aquele disse aquilo, aquele fez aquilo. A gente acaba conhecendo a personalidade de cada um, torcendo para um, odiando o outro, e isso pode ser fascinante para alguns. Já incorporamos na nossa conversa do dia a dia termos da psicologia como: temperamento, caráter, personalidade, tipos de humor. E falando em Big Brother, não tem lugar mais fácil de encontrar pessoas em descontrole emocional, pois parece isso que dá audiência, aquele normalzinho, que não sofre tanto, que não tem picos de entusiasmo exagerado e desproporcional talvez não seja interessante . Mas acredito que esse temperamento só pode ser bom para o canal de televisão, a pessoa que passa pelo turbilhão de emoções pode estar em sofrimento.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP