Doença psicológica

Entrevista cedida pela psicóloga Marisa de Abreu Alves CRP 06/29493-5 à estudante Samantha Weirich

Doença psicológica

- A pessoa pode nascer predisposta a ter alguma doença psicológica, ou isso se desenvolve com o tempo? Se sim, quais as doenças que podem ser hereditárias?

Há possibilidade nas duas opções, as pessoas podem nascer com algum transtorno psicológico ou pode passar por situações traumáticas, por abuso de substancia química ou outras situações que iniciaram transtornos psicológicos.

Há um grande grupo de transtornos psicológicos que podem ser hereditários como por exemplo a esquizofrenia. Outras condições podem ser características que existem desde o nascimento mas não há confirmação de hereditariedade como por exemplo os transtornos de personalidade.

Psicologo para tratar doenca psicologica

- Quais as doenças que mais são diagnosticadas?

Em minha experiência pessoal, não se trata de dados estatísticos confirmados em pesquisas, percebo um maior número de pessoas procurando tratamento devido depressão. Mas nada impede que haja outras questões em grande número mas que não haja procura por tratamentos. Por exemplo a síndrome do pânico sempre existiu mas devido a falta de conhecimento do público não havia muita procura por tratamentos.

- É possível que uma pessoa tenha mais de uma doença?

Sim. As comorbidades são comuns.

- No caso de um adolescente, como diferenciar se são apenas efeitos da adolescência ou se é algum problema psicológico?

Cada caso deve ser avaliado individualmente. Um profissional saberá avaliar o quanto daquele comportamento pode ser em decorrência de um transtorno psicológico ou em decorrência das características da fase da adolescência. Minha recomendação é que em caso de dúvida um profissional seja procurado.

- Quais podem ser as causas das doenças psicológicas?

Hereditárias – quando transmitidas via genes

Ambientais – quando a interação com pessoas e seu ambiente (incluindo drogas) promoveram distúrbios.

Características pessoais – algumas questões não podem ser explicadas com absoluta certeza que foi transmitida por algum ascendente .

- Ao perceber que uma pessoa apresenta sintomas de uma doença, qual a melhor maneira de encaminhá-la para o tratamento?

Da mesma forma que poderíamos encaminhar para qualquer outro tipo de tratamento, seja ele médico, nutricional, fisioterapêutico, etc, o tratamento psicológico também pode ser abordado com informações e orientações para que esta pessoa busque um profissional capacitado que possa avaliar e identificar a necessidade de atendimento psicológico.