Esquizofrenia

Transtorno mental de evolução crônica, cuja prevalência na população gira em torno de 1%

Quais são as causas da esquizofrenia?

psicologo para tratar esquizofreniaComo todo transtorno psiquiátrico suas causas são múltiplas, mas há fortes evidencias que apontam para os mecanismos genéticos como um de seus principais fatores etiológicos. Mas é bastante comum encontrarmos pessoas que tiveream sua esquizofrenia iniciada, após uso de substancias tóxicas, como a maconha ou outro, demonstrando forte correlação.

Esquizofrenia é uma doença orgânica ou mental?

Pode haver presença de alterações cerebrais significativas como por exemplo dilatação dos ventrículos cerebrais.

Quais são os sintomas da esquizofrenia?

Os sintomas são classificados em três tipos:

- Psicóticos

– Delírios e alucinações

- Deficitários

– Embotamento afetivo e perda da capacidade volitiva

- Desorganização

– Desorganização do pensamento.

Existe cura para esquizofrenia?

Existe tratamento medicamentoso e psicológico que visam melhorar a qualidade de vida da pessoa que sofre com esquizofrenia.

Na psicoterapia pode ajudar o paciente a identificar as alucinações ou delírios como uma percepção errônea e a entender melhor suas possibilidades.

Referências: Vicente E. Caballo, Tratamento cognitivo comportamental dos trasntornos psicológicos.