Skip to main content

Homens fogem de compromisso

Por que os homens costumam fugir de compromisso

 

Entrevista cedida pela psicóloga Milena Herszkowicz Frankfurt CRP 06/98249 para Revista Gloss

Psicologo para tratar homem que foge de compromisso- O que precisa ser "ativado" na mente do homem pra ele mudar de atitude e querer assumir um compromisso? Na prática, como a mulher deve agir quando se envolver com um solteirão convicto assim?

Psicóloga Milena: Acredito que é necessário analisar o momento de vida pelo qual o homem está passando pois isto pode estar muito relacionado com a disposição dele para se comprometer. Muitos homens não tem como prioridade ter um relacionamento a longo prazo pois preferem estabilizar a vida profissional antes, por exemplo.

Existe um medo de envolvimento emocional muito grande que está relacionado com idéias de estar aprisionado a alguém, como se não tivesse escapatória e então permanecerá nesta condição para sempre.

Além disso, se comprometer significa se expor para o outro, o que implica mostrar qualidades tanto positivas quanto negativas, e alguns homens ainda não estão preparados para esta experiência, talvez por ainda não terem maturidade para lidar com isso, ou por já terem passado por experiências semelhantes que foram negativas no passado (divórcio por exemplo).

O que precisa ser "ativado" na mente do homem para ele mudar de atitude e querer assumir um compromisso? Na prática, como a mulher deve agir quando se envolver com um solteirão convicto assim?

O homem precisa estar disposto emocionalmente para querer assumir um relacionamento a longo prazo. O medo de se envolver precisa ser desmistificado e é necessário um olhar que não se fixe somente nos pontos negativos de um relacionamento, e sim os seus ganhos (companheirismo, afeto, entre outros). Esta desmistificação não ocorre de um dia para o outro e sim gradualmente.

Ao se deparar com um homem que tem este estilo de vida é importante para a mulher um questionamento interno com o objetivo de saber se o interesse de ambos são compatíveis, para assim evitar futuras frustrações. É ineficaz a idéia de querer mudar a pessoa e fazê-la se comprometer, pois se não há a motivação do próprio homem de querer um relacionamento e se dedicar a ele, não será nada externo que o fará mudar de idéia. Além disso, é muito importante não ter grandes expectativas no sentido de esperar um namoro ou algo do tipo pois a probabilidade de se frustrar é grande.

Jornalista Lilian Rambaldi

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.