Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Av. Paulista) São Paulo / Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 - Centro, São Paulo / Fone central: (11) 3262-0621

O ciumes afeta sua relação?

AddThis Social Bookmark Button

ciume

O ciúme é um dos sentimentos destrutivos que mais afetam os relacionamentos.

Podemos dizer que só existem duas possibilidades, ou o ciumento tem razão em ter ciúmes ou não tem. Ou seja, ele está sendo traído ou não. Esta é a questão básica no ciúme: a incerteza. O ciúme é recheado de incertezas, duvidas, possibilidades horrorosas de traição que nunca se confirmam mas sempre se insinuam.

Para o ciumento sentir-se melhor ocorrem tentativas insanas de segurança como por exemplo proibir a outra pessoa de usar roupas justas, de sair com amigos, de chegar tarde, de não telefonar a cada 15 minutos para dizer onde está.

Estas tentativas de segurança não costumam dar certo, ou seja não proporcionam segurança e o ciúme não é eliminado, pelo contrario a cada proibição e exigência o ciúme fica mais forte pois algo dentro dele diz que a outra pessoa não o traiu porque ele “fechou o cerco” , sendo assim ele sente que precisa ser cada vez mais controlador. Com este comportamento não há relacionamento que resista.

Na pratica clinica eu costumo perguntar ao paciente que sente ciúmes exagerado: você está se relacionando com uma pessoa com possibilidades de te trair? Esta pergunta é feita muito mais para se pensar do que para responder de imediato.

Há duas opções:

- Considerar que está se relacionando com alguém com possibilidade de trai-lo  - neste caso devemos pensar o quanto que este relacionamento merece continuidade.

- Perceber que não está se relacionando com alguém com possibilidade de trair – neste caso concluímos que o ciúme não tem base para continuar.

O problema do ciúme costuma ser levada a psicoterapia quando a pessoa chega a esta conclusão: tenho um ciúme exagerado sem qualquer base para tê-lo. Neste caso o sentimento é percebido como desproporcional e sem fundamento.

Este ciúme faz com que a outra pessoa passe por uma confusão de sentimentos, pois em doses menores o ciúme costuma ser visto como prova de amor. Mas quando ele aumenta a ponto de comprometer o relacionamento não há como a outra pessoa considerar que seja amor.

Para solucionar o problema do ciúme o psicólogo ajudará o paciente a entender a origem de sua insegurança. O convidará a analisar quais situações de sua vida o fizeram imaginar que as pessoas com as quais ele se relacionar farão coisas que lhe causem ferimentos emocionais ou terão sentimentos por outra pessoa de forma a lhe causar dor profunda.

É possível que a pessoa que sente ciúme exagerado, desproporcional e infundado tenha vivido situações de muita insegurança com aqueles que deveriam ser de maior confiança (talvez seus pais).

A psicoterapia vira a reestruturação destes sentimentos de forma a não haver mais a confusão de papeis e a transferência de sentimentos onde as pessoas que estão hoje na vida deste paciente acabam “pagando o pato” por situações vividas anteriormente pelo paciente

 

Gostará de ler também:

ciumesO que é ciumes

 

 

homens compromissoHomens que não querem compromisso

 

 

agende sua comsulta Escolha aqui seu Psicologo
Quanto custa a psicoterapia e informações gerais


Consulta com psicólogo - Agende aqui


*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Psicólogo Responde

Agende uma Consulta

marcar_consulta

Cómo chegar

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968, São Paulo ( Veja o mapa )

Unidade II: Rua Frei Caneca, 33, São Paulo ( Veja o mapa )

Fone central: (11) 3262-0621

Compartilhe!