Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Av. Paulista) São Paulo / Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 - Centro, São Paulo / Fone central: (11) 3262-0621

O ciumes afeta sua relação?

AddThis Social Bookmark Button

ciume

O ciúme é um dos sentimentos destrutivos que podem afetar os relacionamentos?

 

Podemos dizer que existem duas possibilidades, ou o ciumento tem razão ou não tem. Ou seja, ele está sendo traído ou não. Este pode ser um ponto marcante no ciúme: a incerteza. O ciúme é recheado de duvidas quanto a traição que podem nunca se confirmar.

Para o ciumento tentar se sentir melhor pode comportar-se de forma até insensata na busca de segurança, como por exemplo proibir seu objeto de ciumes de usar roupas justas, de sair com amigos, de chegar tarde, obrigar a telefonar a cada 15 minutos para dizer onde está, etc.

Estas tentativas de segurança não costumam dar certo, ou seja podem não proporcionam segurança e o ciúme não seria eliminado, pelo contrario a cada proibição e exigência o ciúme pode ficar mais forte pois algo dentro dele diz que a outra pessoa não o traiu porque ele “fechou o cerco” , sendo assim ele sente que precisa ser cada vez mais controlador. Com este comportamento, há relacionamento que resista?

Eu costumo perguntar ao paciente com queixa de ciúmes exagerado: você está se relacionando com uma pessoa com possibilidades de te trair? Esta pergunta é feita muito mais para pensar do que para responder de imediato.

Há duas opções:

- Considerar que está se relacionando com alguém com possibilidade de trai-lo  - neste caso devemos pensar o quanto está sendo satisfatório, que papel esta relação está cumprindo na vida desta pessoa, e talvez pensar se este relacionamento merece continuidade.

- Perceber que não está se relacionando com alguém com possibilidade de trair - neste caso passamos a trabalhar o que leva esta pessoa a entrar em tal sentimento.

O problema do ciúme costuma ser levada a psicoterapia quando a pessoa chega a conclusão de ter um ciúme exagerado sem qualquer base para tê-lo. Neste caso o sentimento é percebido como desproporcional e sem fundamento.

Este ciúme pode fazer  com que a outra pessoa passe por uma confusão de sentimentos, pois em doses menores o ciúme costuma ser visto como prova de amor. Mas quando ele aumenta a ponto de comprometer o relacionamento pode ficar difícil a outra pessoa considerar que seja amor.

Para solucionar o problema do ciúme o psicólogo poderá ajudar o paciente a entender a origem de sua insegurança, poderá analisar quais situações de sua vida o fizeram imaginar que as pessoas com as quais ele se relacionar farão coisas que lhe causem ferimentos emocionais ou terão sentimentos por outra pessoa de forma a lhe causar dor profunda. É possível uma das causas para que a pessoa  sinta ciúme exagerado, desproporcional e infundado tenha a ver com  situações de muita insegurança com aqueles que deveriam ser de maior confiança.

 

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo

Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

 

 

agende sua comsulta Escolha aqui seu Psicologo
Quanto custa a psicoterapia e informações gerais


Consulta com psicólogo - Agende aqui


*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Perguntas Frequentes

Agende uma Consulta

marcar_consulta

Cómo chegar

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968, São Paulo ( Veja o mapa )

Unidade II: Rua Frei Caneca, 33, São Paulo ( Veja o mapa )

Fone central: (11) 3262-0621

Compartilhe!