Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

O que é psicoterapia

Oque é Psicoterapia

É o atendimento realizado por um psicólogo com a finalidade de tratar questões pessoais tais como dificuldades emocionais, comportamentais, cognitivas, etc

Exemplos de dificuldades emocionais: Crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, choro fácil, sensibilidades e irritabilidades, dificuldade em namorar, dificuldade em decidir qual carreira seguir, etc.

Exemplos de dificuldades comportamentais: Medo de falar em publico, explosões de raiva, timidez, fobias, compulsão por comida, bebida ou drogas, etc.

Exemplos de dificuldades cognitivas: Pensamentos depressivos ou de morte, sensação de estar sendo perseguido, ansiedade, etc.

O que e psicoterapia

Qual a diferença entre psicólogo e psicoterapeuta

O psicoterapeuta é um psicólogo clinico, ou seja, alguém que além de ter feito a faculdade de psicologia trabalha no atendimento individual, ou em grupo, em consultório. Sendo assim um psicólogo que trabalha em RH não seria considerado um psicoterapeuta. Mas devemos observar que é possível que haja psicoterapeutas que não possuam a faculdade de psicologia mas um curso de formação de psicoterapia.

A psicoterapia é um momento de acolhimento e desabafo de meus problemas?

Pode haver momentos onde você estará à vontade para desabafar, mas a psicoterapia não se limita a isso. A grande importância da psicoterapia é a intervenção do psicólogo com o intuito de trabalhar as questões trazidas ao processo. Sendo assim poderá haver dias nos quais o paciente sairá da terapia com a sensação de leveza, mas poder haver dias nos quais poderá ter a sensação de ter trabalhado muito conteúdo interno e reformulado muitos conceitos a seu próprio respeito ou a respeito do mundo. Nem sempre a psicoterapia oferecerá a sensação de conforto mas pode ser possível que estes momentos estejam recheados de material importante ao qual, mesmo não sendo confortável o contato com tal material, não significa que o trabalho da psicoterapia não tenha sido importante.

A psicoterapia é um momento destinado para ajuda psicológica.

Qual o momento certo para procurar um psicólogo?

Aquele no qual percebe-se que pode haver prejuízos em alguma área de sua vida devido á questões internas, emocionais, psicológicas ou comportamentais.

A terapia só funciona para quem quer fazer a psicoterapia?

Assim como não é possível fazer com que uma pessoa que está doente tome um remédio quando se recusa a isso também pode não ser possível que ela se abra e aproveite as intervenções de um psicoterapeuta quando não estiver pronta para tal.

Qual a diferença entre Psicoterapeuta, Psiquiatra e Psicanalista?

O psiquiatra é um médico e costuma ter o foco no tratamento medicamentoso.

O Psicoterapeuta é o profissional que aplica técnicas de tratamento que envolvem as questões emocionais e/ou comportamentais.

O psicanalista, ou psicanálise também atua em psicoterapia.

Em quais casos a psicoterapia pode ajudar?

Além dos casos clínicos clássicos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc. Pode-se contar com atendimentos psicológicos quando:

Sentir-se deprimido

Quiser desenvolver habilidades sociais como falar em publico, iniciar amizades

Alterações bruscas de humor – um dia muito bem, mas no outro se sente péssimo

Depressão pós parto

Dificuldades em lidar com separação e/ou relacionamentos

Dificuldade em tomar decisão

Necessidade em repetir atos sem sentido, como verificar portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos, etc.

Medos (de animais, avião, pessoas, situações diversas)

Passar mal sem causa orgânica, ou seja foi ao médico e ele não encontrou nada que justifique

Superar a timidez

Ciúmes excessivo

Dificuldade em lidar com pessoas difíceis como chefes, pais, irmãos, colegas de trabalho ou escola, etc

Pensamentos repetitivos e angustiantes

Distração excessiva a ponto de perder aulas, não encontrar seus objetos, perder compromissos, etc

O psicólogo pode contar para alguém o que foi dito em consulta?

Não, há um código de ética a ser respeitado.

Ouço falar em psicoterapia Freudiana e comportamental, qual é a melhor?

Não existe uma melhor e outra pior, são técnicas que visam o bem estar. As abordagens podem ser escolhidas pela própria pessoa que busca seu atendimento, pode receber a indicação do profissional que a atende para que busque uma ou outra abordagem, mas também a pessoa pode se beneficiar do tratamento sem necessariamente identificar a abordagem teórica escolhida pelo profissional que o atende.

Será que meu caso é para ser tratado em psicoterapia ou posso resolver sozinho?

Muitas questões podem sim ser resolvidas sozinho, ou até passar pela vida toda sem resolver. Por exemplo, uma pessoa com timidez, nada a impede de passar pela vida com esta característica, mas pode recorrer à psicoterapia caso prefira de tratar desta questão.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Tópicos:

Psicoterapia breve

Psicoterapia breve

Esta abordagem psicoterapêutica trabalha de forma focada em metas específicas. Nem sempre os psicólogos que adotam a psicoterapia breve pre determina o numero de sessões

Psicoterapias abordagens atuais - técnicas - tipos

As psicoterapias podem ser aplicadas em diversas abordagens, atualmente as mais comuns, ou seja as mais procuradas e mais ofertadas, tem sido a terapia cognitiva comportamental, terapia comportamental (behaviorista ou análise do comportamento) e psicanálise, tanto a freudiana como a junguiana.

Psicoterapia Artigos

Neste site você pode contar com um grande número de artigos sobre diversas abordagens psicoterapêuticas

Psicoterapia para ansiedade

Transtornos de ansiedade são tratados pela psicoterapia de forma verbal, ou seja, sem medicamentos, caso o psicologo perceba a necessidade poderá indicar a procura por um médico. Transtornos ansiosos como ansiedade generalizada, toc, panico, estresse pós traumático, etc são avaliados desde a sua causa até as intervenções possíveis a adequadas para cada caso.

Psicoterapia infantil

Psicólogos infantis aplicam técnicas de comunicação específicas para crianças, pois a comunicação se forma de forma adequada à idade. Birras, manhas, agressividade na escola ou em casa podem não ser bem compreendida pelos pais, a psicoterapia infantil poderá avaliar, entender e trabalhar estas questões.

Psicoterapia: Quem pode exercer?

O psicoterapeuta é um profissional, formado em psicologia, registrado no conselho de sua região, que trabalha em consultório em atendimento individual ou em grupo. Pode se especializar em uma abordagem, mas também pode utilizar várias conforme a necessidade de seu paciente, também pode se especializar em problemas específicos como dependência química, neuropsicologia, transtorno alimentares, etc.

Psicoterapia: Quem faz? Quem pode fazer?

As pessoas que fazem psicoterapia são aquelas que perceberam necessidade de ajuda psicológica profissional em questões de âmbito pessoal, emocional, profissional, comportamental, etc. Sendo que não somente os quadros clínicos mais específicos como ansiedade, depressão, síndrome do panico, toc, etc serão atendidos pelo psicologo mas também as pessoa que precisam de ajuda em situações de luto, indefinição profissional, traição, ciumes, fim de relacionamento, timidez, etc.

Terapia cognitiva comportamentalPsicoterapia TCC Terapia Cognitiva Comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental é uma linha de psicoterapia proposta e desenvolvida pelo psicólogo Aaron Beck. Envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento.

Psicoterapia -Valor da consulta:

Todos nossos preços, consultas individuais, terapia de casal, psicologo infantil, etc podem estão atualizados na página Valores

Psicoterapia pelo método EMDR

Trata-se de uma técnica de psicoterapia relativamente nova projetada pelos psicólogos para reduzir traumas, ansiedade, sintomas depressivos ou para melhorar o funcionamento global de saúde mental.

Psicoterapia mais eficaz

O tratamento mais eficaz é tanto aquele que foi identificado como adequado para o caso apresentado como aquele no qual o paciente colocou o máximo de colaboração que pode. A psicoterapia é um trabalho interno onde o psicologo, ou psicoterapeuta, aplica todo seu conhecimento e técnicas que devem ser aproveitadas pelo paciente. A vontade de melhorar, o empenho em trabalhar junto com o psicologo pode ajudar nos resultados.

O que é psicoterapia?

Quando procurar atendimento psicológico? Muitas vezes nos sentimos perdidos sem entender qual profissional atenderia nossos problemas. A psicoterapia é a oportunidade tanto autoconhecimento como de investigar origens de problemas emocionais, comportamentais, profissionais, indecisões, luto, dificuldades de relacionamento, etc.

Psicoterapia junguiana

A psicoterapia junguiana é baseada nas idéias do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Realiza a análise e compreensão do ser humano,através de técnica expressivas, explora o universo simbólico, considerando os sonhos trazidos pelo paciente.

Psicoterapia para situações de perda ou luto

Um terapeuta poderá ajudar quando a perda estiver ocasionando um sofrimento tanto desproporcional quanto mais longo do que poderia ser considerado adequado para o estado de saúde geral da pessoa. O acolhimento psicológico poderá compreender a aceitação de novas realidades e trabalhar para uma readaptação desta pessoa que sofre.

Clinica de psicologia e psicoterapia em São Paulo SP

Região da Av Paulista e centro próximo ao metro, oferece acesso as zona sul, zona oeste, zona leste e zona norte de São Paulo

Psicoterapia para Transtorno bipolar

O Transtorno bipolar costuma influenciar não só a rotina de seu portador mas também de familiares e amigos. possui forte componente biológico e sua principal forma de tratamento é com medicamentos. Entretanto, o papel da psicoterapia para o seu tratamento é muito significativo.

Psicoterapia individual

O atendimento psicológico pode ser realizado individualmente, em consultório com todo o sigilo profissional.

Psicoterapia para TOC

O transtorno obsessivo compulsivo é caracterizado por pensamentos repetitivos e invasivos que impelem a pessoa a realizar comportamentos também repetitivos chamados de compulsões.

Psicoterapia cognitiva

A pesquisa e a prática clínica mostraram que a TC é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência, com ou sem medicação, em uma ampla variedade de transtornos psiquiátricos. Ref: Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva Paulo Knapp, Aaron T Beck

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP