Skip to main content

O valor do descanso

Entenda por que os descansos são tão valorizados

Incrível que ainda se faz necessário dizer que descanso não é tempo perdido.

Parece que cada vez mais as pessoas assumem mais e mais compromissos que até as atividades que deveriam ser prazerosas acabam sendo mais um compromisso na agenda.

Psicologo para tratar estresseTambém não vamos exagerar e considerar que descanso é ficar á toa e não fazer nada. O não fazer nada cansa tanto quanto fazer coisas demais e em alguns aspectos pode debilitar muito. Algumas profissões são prova disto, basta observar certas funções como um guarda noturno por exemplo que fica dentro da empresa sozinho anos e anos. Por muito e muito tempo nada, mas nada mesmo, acontece durante seu turno. Isso não significa que ele estará descansado e afiadíssimo no dia em que uma ocorrência surgir, pelo contrario ele pode ter embotado sua capacidade de reação.

O que descansa são atividades prazerosas e você pode optar por descansar apenas a mente ou descansar mente e corpo.

Muitas vezes não conseguimos descansar pois nossa cabeça não se desconecta dos problemas que estamos passando no momento. Algumas vezes estamos bem longe de casa, em férias num local paradisíaco mas ainda assim a cabeça não descansa.

Nestas situações, para se conseguir um verdadeiro descanso, devemos eliminar as causas destes pensamentos recorrentes. Investigar quais situações deixaram marcas tão profundas a ponto de não permitir que você tenha prazer em sua vida.

O ideal seria manter períodos, todos os dias, para que você pudesse “recarregar a bateria”. Há varias atividades que fazem este serviço: leitura, exercícios, ficar com os filhos, até mesmo cozinhar se isto não for uma obrigação mas um prazer.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.