Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Rotina sem estresse

Entrevista cedida para o Jornal Mais Noticias

Evitar estresse

Quando pensamos em evitar estresse logo de cara passa pela cabeça em evitar problemas. Seria possível?

Imagino que possa ser complicado evitar o surgimento de problemas, mesmo porque a palavra problema pode ser subjetiva, ou seja, o que seria um problema para uma pessoa pode não ser para outra pessoa, ou o que pode causar problemas num dado momento pode não ser em outro. Também imagino o quanto pode ser limitante passar uma vida evitando situações que possam ser percebidas como causadoras de problemas, será que não acabaríamos evitando também as situações que poderiam ser produtivas?

O que eu percebo é que existem pessoas, ou pessoas em momentos de vida, as quais parece que as situações causam mais estresse do que causariam para outras pessoas ou causariam em outros momentos. Creio que neste caso possa ser interessante a análise do que possa estar ocorrendo com esta pessoa e assim trabalhar para que ela possa conquistar maior resistência às situações estressantes.

Psicologo para tratar estresse

Para evitar estresse

Cada pessoa terá uma necessidade. É possível que o listado abaixo não se aplique a todas as pessoas nem a todos os momentos, mas de forma geral costuma ajudar:

1 - Aprender a dizer “não” de forma elegante e afirmativa. Ser assertivo pode significar saber negar pedidos, favores e solicitações que não sejam aceitáveis, etc.

2 - Flexibilizar o pensamento ou até mesmo dar uma segunda chance as pessoas a nossa volta quando surge a tendência de “catastrofizar” – ou seja, perceber como catástrofe situações que poderiam ser vivenciadas de forma mais leve.

3 - Respirar de forma profunda e tranquila.

4 - Trabalhar no sentido de identificar nossas forças, pois muitas vezes não percebemos que as temos.

5 - Aceitar, quando for o caso, que muitas vezes algumas situações não tem como alterar pois não depende de nós, como por exemplo o falecimento de um ente querido. São situações que nos "convidam" a trabalhar a aceitação e quem sabe identificar novas atividades, novas companhias, novas formas de olharmos para nós mesmos, etc.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Entrevista cedida para o portal Minha Vida

Estresse positivo

Novos estudos tem lançado luz aos benefícios do estresse ao nosso organismo. Em que medida ele pode ser benéfico?

O estresse é a capacidade de reação a um estimulo negativo. Por exemplo, alguém ouviu uma noticia de que está havendo cortes na empresa – aquele sinal de alerta que nos mobiliza a ação é estresse, não o prejudicial que acontece quando os estímulos negativos estão além da condição de reagir, mas é este estresse que poderá nos colocar em ação como por exemplo procurar por mais informações, caprichar mais em seu trabalho para que seu nome não entre na lista de corte, etc. Enfim, o estresse em nível ótimo nos ajuda.

Mesmo o estresse a longo prazo, quando usado da forma certa, pode ser positivo ao organismo?

Sim, quanto mais a pessoa percebe que consegue lidar com as adversidades maior poderá ser o aprendizado e resistência a novos eventos similares.

De acordo com alguns pesquisadores da University of Wisconsin-Madison, a grande diferença da atuação do estresse está na maneira como as pessoas o encaram o estresse é que o torna nocivo. Você acredita nessa abordagem?

Sim, quanto mais a pessoa encara o estresse (ou as situações causadoras de estresse) como insuperáveis pior poderá ser sua resistência. Mas quanto mais ela conseguir ver que dificuldades aparecem para todos e cada uma dela são oportunidades para aprender novas formas de superação melhor ela poderá lidar com o estresse.

Nosso corpo, ao lidar com o estresse de forma normal, se prepara automaticamente para se recuperar dos efeitos do estresse?

Nosso corpo reage as eventos estressantes com um preparo para lutar ou fugir, ou seja suar, taquicardia, enrijecimento dos músculos são um preparo inconsciente para algo que muitas vezes não é utilizado, como por exemplo no caso da noticia de cortes na empresa não adianta sair correndo literalmente. Por isso fazer academia pode ser uma forma bem saudável de liberar esta adrenalina que o corpo acumulou.

Quanto melhor você lida com os eventos estressantes mais o seu corpo pode "entender" que não é necessário que ele se prepare para lutar ou fugir.

Um estudo mostrou que pessoas que se apoiam em situações estressantes obtêm uma resiliência relacionada ao estresse. Como esse mecanismo ocorre?

O ser humano se beneficia, de forma geral, da convivência com outras pessoas. A sensação de pertencer a um grupo, seja ele familiar, profissional ou mesmo o time de futebol a qual se torce pode gerar energia para lidar com o estresse pois a sensação de que há pessoas com quem contar costuma nos fortalecer.

Em um momento estressante, a pessoa fica mais alerta? Isso pode ajudar em situações de risco ou mesmo em provas ou momentos estressantes no trabalho?

Foi para isso mesmo que a natureza criou o estresse, esta é sua função mais básica, nos alertar de que algo ruim está acontecendo e devemos tomar providencias. O estresse negativo é quando o sinal de alerta “quebra” e recebemos sinais mesmo quando não há nada ruim ocorrendo.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

O estresse ocasional pode ajudar o funcionário a sair da zona de conforto? De que forma isso pode ser benéfico?

Sim, sem um probleminha de vez em quando, ou seja sem a expectativa de que as coisam podem mudar, pode tornar a pessoa um tanto acomodada. A expectativa de problemas pode impulsionar algumas pessoas a se dedicarem com a finalidade de evitarem possíveis problemas ou amenizar os danos quando, e se, surgirem.

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP