Skip to main content

Blog


Existe tratamento para ansiedade generalizada?

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG), segundo o DSM-V¹ (Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais da Associação Americana de psiquiatria), é muitas vezes acompanhado por outros problemas, como a depressão, abuso de substâncias,

ataques de pânico, fobia social entre outros transtornos de ansiedade, e possui as seguintes características essenciais:

“(...) ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva) acerca de diversos eventos ou atividades.

A intensidade, duração ou frequência da ansiedade e preocupação é desproporcional à probabilidade real ou ao impacto do evento antecipado. O indivíduo tem dificuldade de controlar a preocupação e de evitar que pensamentos preocupantes interfiram na atenção às tarefas em questão.

Os adultos com transtorno de ansiedade generalizada frequentemente se preocupam com circunstâncias diárias da rotina de vida, como possíveis responsabilidades no trabalho, saúde e finanças, a saúde dos membros da família, desgraças com seus filhos ou questões menores (p. ex., realizar as tarefas domésticas ou se atrasar para compromissos).

As crianças com o transtorno tendem a se preocupar excessivamente com sua competência ou a qualidade de seu desempenho. Durante o curso do transtorno, o foco da preocupação pode mudar de uma preocupação para outra.”

O tratamento da TAG costuma ser realizado por meio de psicoterapia e fármacos². Entre as psicoterapias a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é a que possui mais evidências de sucesso no tratamento deste transtorno.

Um(a) profissional competente pode realizar o diagnóstico e conduzir o tratamento, além de referir a pessoa para outro profissional se necessário- numa abordagem multidisciplinar entre psicoterapia terapia medicamentos, por exemplo.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1 AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: texto revisado (DSM-IV-TR). Artmed, 2002.

2 DE ABREU COSTA, Marianna; MANFRO, Gisele Gus; SALUM, Giovanni Abrahão. TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA RESISTENTE AO TRATAMENTO. Transtornos Psiquiátricos Resistentes ao Tratamento: Diagnóstico e Manejo, 2015.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.