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7 formas de tratar déficit de atenção

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um fenômeno complexo produzido na interação de diversos fatores biológicos e psicossociais. Essa diversidade também é encontrada no que diz respeito aos sintomas do transtorno.

O tratamento usualmente preconizado se faz por meio da utilização de medicamentos. Mas o tratamento não se resume a terapia farmacológica e tem outras frentes que procuram envolver o transtorno em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

No momento em que o diagnóstico é concluído faz-se necessário que intervenções na família e na escola sejam iniciadas. A intervenção com os pais possui a finalidade de desmistificar as características e o processo de tratamento do TDAH, bem como capacitar aqueles que convivem diariamente com a criança para serem participantes ativos no processo de melhora da mesma¹.

 

 

Com relação ao ambiente escolar o objetivo do trabalho terapêutico é fornecer ao professor informações que possam contribuir para o desenvolvimento de práticas potencializadoras do tratamento desenvolvido em consultório.

Um levantamento bibliográfico e estudo exploratório de 2013¹ aponta como principais estratégias utilizadas para tratamento de pessoas com TDAH pelos profissionais da área da psicologia: Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI);Terapia Cognitiva; Organização, Planejamento e Execução; Minimização de baixa autoestima e incentivo por meio de reforço; Estabelecimento de metas e prazos alcançáveis e uso de relógios e alarmes de forma sistemática.

A Terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem de destaque para tratamento do TDAH. A TCC utiliza estratégias de organização de atividades diárias, de conscientização do próprio comportamento, de autoavaliação, de autocontrole, de autoinstrução, de resolução de problemas, de reestruturação cognitiva e prevenção de recaída².

Necessário salientar a necessidade de se promover a implicação e a motivação do(a) paciente, especialmente as crianças, no tratamento, sendo estes os primeiros pontos a serem trabalhos na terapia.

 

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

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1 MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine; ROSSETTI, Claudia Broetto. Psicólogos e TDAH: possíveis caminhos para diagnóstico e tratamento. Constr. psicopedag., São Paulo , v. 22, n. 23, p. 81-90, 2014 .

2 MONTEIRO, BC. TDAH: Proposta de tratamento clínico para crianças e adolescentes através da

terapia cognitivo-comportamental. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano. 2(1): 101-

108, 2014.

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Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.