Skip to main content

Blog


3 filmes sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo

3 filmes sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo

3 filmes sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo

Toc Toc – filme espanhol de 2017; diretor: Vicente Villanueva.

Seis personagens com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) se reunirão na sala de espera de um psiquiatra, a fim de resolver seus problemas. O psiquiatra nunca vai à terapia e serão eles que terão de chegar às suas próprias conclusões.
Uma comédia divertida que traz leveza ao mostrar os sintomas do TOC juntando diferentes personagens com seus diferentes rituais e manias trazendo, paradoxalmente, harmonia para um cenário em que esperaríamos o caos.

Toc – Transtornada Obessiva Compulsiva - comédia dirigida por Paulinho Caruso eTéo Poppovick. 2017.


A trama gira em torno de Kika K., uma atriz em ascensão que parece estar em todo lugar. Na novela, nas livrarias, em inúmeras campanhas publicitárias e por aí vai. Repleta de manias e inquietudes, a jovem está prestes a conseguir o papel de protagonista em uma novela. Ao mesmo tempo, sofre com a distância do namorado galã e com a dura rotina de promoção de seu primeiro livro, que ela não escreveu.
O filme tem um tom otimista ao mesmo tempo que não falha em mostrar os desafios de conviver com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

O Aviador – cinebiografia de Howard Hughes. EUA, 2004. Direção: Martin Scorcese.


O filme traz um pouco da história doe Howard Hughes, rico industrial e cineasta, que sofria com transtorno obessivo-compulsivo (TOC).
Numa das cenas, por exemplo, o protaganista está há dias recluso em sua casa, tocando nos objetos apenas com papéis, com os espaços da casa delimitados por cordas e sem tomar banho por achar até a água suja, recebe a visita de sua ex-namorada. Ela entra num quarto, isolado anteriormente por ele, e, mesmo contra a vontade de Hugues, promove uma alteração no ambiente. Insiste que ele enfrente a situação aversiva, que era lavar o rosto, as mãos e até mesmo sair do quarto, e consegue alcança seu objetivo.
O Aviador pode parecer uma fantasia, mas as alturas mostradas no filme foram realmente alcançadas por uma pessoa real, uma pessoa dirigida por uma visão que ultrapassava os limites de sua própria incrível fortuna.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Referência:

https://frama.link/01AmcX6K
https://frama.link/KYWZ3dPr

 

 

 

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.