Skip to main content

Blog


Motivos para tratar Mania de Comprar com psicoterapia 

A psicoterapia tem diversos modelos e tipos de abordagens. Desde métodos mais diretos e focados no comportamento observável e sua modificação; ou terapia da fala, com foco mais profundo; até abordagens que interveem em aspectos físicos e psíquicos.

A psicoterapia tem diversos modelos e tipos de abordagens. Desde métodos mais diretos e focados no comportamento observável e sua modificação; ou terapia da fala, com foco mais profundo; até abordagens que interveem em aspectos físicos e psíquicos.

Um dos principais motivos para se procurar a psicoterapia para tratar da mania de comprar, ou compulsão por compras (também chamada oneomania) é que ela oferece resultados positivos.

Temos, por exemplo, a terapia cognitivo-comportamental (TCC), a abordagem psicoterápica mais citada para tratamento da oneomania, e que teve sua eficácia comprovada numa revisão da literatura especializada de 2016.¹

Os resultados sugerem que uma intervenção cognitivo-comportamental específica para as compras compulsivas pode modificar significativamente os comportamentos compulsivos e alterar os pensamentos desadaptativos (desequilibrados em relação às necessidades pessoais e o mundo externo) relacionados às compras, reduzindo os impulsos por gastar.¹

Outra revisão, de 2014, também aponta o uso e sucesso da TCC para tratar a compulsão por comprar.² Neste trabalho os pesquisadores utilizaram algumas das técnicas utilizadas em sua pesquisa na rotina clínica, e todas apresentaram boa adesão terapêutica.

Outro motivo para tratar a mania por comprar com psicoterapia é que o tempo de tratamento geralmente é definido- pensando na TCC, que oferece um programa de tratamento com número de encontros e acompanhamento posterior pré-determinado, ou seja, você sabe quanto tempo terá de se dedicar ao tratamento e quando deve esperar por resultados.¹ ²

Entre as técnicas utilizadas pela TCC, e de comprovado sucesso, estão orientações ao uso do cartão de crédito, e seu treinamento para, por exemplo, congelar seu cartão de crédito e aguardar uma baixa de ansiedade para que o descongele.²

Ainda mais um motivo para o uso da psicoterapia no tratamento na compulsão por compras é que os benefícios da psicoterapia se farão sentir em outras áreas da sua vida. Afinal o bem-estar não é restrito a somente uma ação (mesmo que negativa) da sua vida!

Outra intervenção usada se refere a regulação emocional, para que a pessoa entenda e expresse melhor suas emoções, bem como para treinamento em habilidades sociais.²

Assim, há diversos motivos para você buscar um(a) psicólogo(a) para lhe encaminhar a uma psicoterapia para tratar da sua mania de comprar!

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1 SOUZA, Lauren Heineck de; BECKER, Marina Capellão; BOFF, Raquel de Melo. Terapia Cognitivo-Comportamental das Compras Compulsivas: Uma Revisão de Literatura. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, v. 8, n. 2, p. 185-193, dez. 2016. ISSN 2175-5027.

2 LEITE, Priscilla Lourenço et al. Psychotherapy for compulsive buying disorder: A systematic review. Psychiatry Research, v. 219, n. 3, p. 411-419, 2014.



Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.