Skip to main content

Blog


Guia Completo de Terapias de Casal

Dificuldades em relacionamentos são experimentadas por todos, independente de idade, gênero e sexualidade. A psicologia pode lhe ajudar a melhorar seu convívio, ainda que seja consigo mesmo(a). Vamos falar um pouco sobre terapias de casal.

Dificuldades em relacionamentos são experimentadas por todos, independente de idade, gênero e sexualidade. A psicologia pode lhe ajudar a melhorar seu convívio, ainda que seja consigo mesmo(a). Vamos falar um pouco sobre terapias de casal.

Conflitos em relacionamentos afetivos são comuns, mas quando frequência e intensidade aumentam fica a questão se aquela situação é a melhor para nós.
Às vezes você pode se perguntar se não seria bom visitar um(a) terapeuta de casais para ajudar na resolução de conflitos entre você e a(s) outra(s) pessoa(s) do relacionamento.

Baixe aqui gratuitamente o seu Guia de Terapias de  Casal. 

Bem, em busca de respostas para dificuldades em relacionamentos em geral, a psicologia vem atuando há muito tempo.


Hoje essa ciência consegue oferecer terapias de casal que cobrem uma variedade de configurações oferecendo caminhos para resolução de inúmeros conflitos.

ebook terapia de casal


Motivos para buscar terapias de casal
Por que fazer terapia de casal?


Muitas vezes questões sexuais são uma fonte de desconforto entre casais. Descartados problemas fisiológicos deve-se levar em conta fatores psicológicos como estresse, ansiedade, insegurança e outros.

Sexualidade e sua expressão


Como outras situações difíceis que envolvem o convívio e a intimidade do casal, o sexo e seu universo pode ficar de lado nos diálogos do casal.
Essa atitude pode causar desgaste diante de tensões não verbalizadas sobre performance, desejo e fantasias sexuais.

Problemas individuais que ressoam no relacionamento


Perturbações individuais podem ser outra fonte de conflito no convívio com outras pessoas, especialmente na intimidade.
Muitas vezes, questões individuais mal resolvidas ficam no caminho de uma relação mais plena com o outro. Insegurança, medo de rejeição, depressão e ansiedade, por exemplo, podem ser fonte de desentendimentos.
Trazer fantasmas do passado pode atrapalhar a relação atual, então é bom sempre cultivar uma postura de autoconhecimento e aceitação que podem ser promovidas através de técnicas de meditação e relaxamento, além de outras práticas.
As pessoas podem exibir baixa tolerância a frustrações e dificuldades, contudo exigem do casamento, ou outros tipos de relacionamentos afetivo-sexuais, mais do que eles podem prover.
Sabemos que neste momento de tensão mundial em torno da pandemia do novo coronavírus pode ser difícil equilibrar as diferentes dimensões de nossas vidas, mas um esforço deve ser feito para manter nossa integridade individual.
Não sabe como lidar com tantos problemas, equilibrar a vida pessoal e profissional? Um(a) psicólogo pode ajudar a olhar para si com mais cuidado e a melhorar sua relação consigo e com outras pessoas.
Entre em contato conosco para conseguir auxílio de um de nossos(as) profissionais.

 

Como a psicologia pode te ajudar
O que se faz na terapia de casal?


O(a) psicólogo(a) pode agir como mediador(a) e facilitador(a) de diálogos entre as partes, ajudando no processo de comunicação e na interação.
O mais indicado é que se busque a terapia de casal no início do conflito. Quando as pessoas percebem que o problema se tornou uma questão repetitiva, ou muito presente, a ajuda profissional pode evitar mais dores e ressentimentos.


Um espaço seguro de acolhimento para que o casal se sinta livre para explorar suas emoções, mesmo as mais desafiadoras, enquanto se conecta com o(a) parceiro(a) e amplia sua compreensão sobre ambos.


Terapias de casal não garantem salvação do casamento ou de qualquer que seja seu relacionamento. O foco terapêutico é promover a evolução dos envolvidos e, com isso, a melhora da dinâmica do casal ( ou vice-versa).


Há muitas técnicas e abordagens para lidar não somente com relacionamentos que enfrentam dificuldades como também questões individuais pontuais, atuais ou extemporâneas.


Uma destas abordagens, de muito sucesso no tratamento de diversas questões psicológicas é a terapia cognitiva comportamental.

ebook terapia de casal

Terapia cognitivo comportamental como abordagem em terapias de casal


A terapia cognitiva comportamental (TCC) consiste na modificação dos pensamentos disfuncionais, que determinam o estado de humor, o afeto e o comportamento dos indivíduos, vem sendo utilizada, inclusive, na terapia de casal.


Neste contexto, a abordagem comportamental também tem grande influência no desenvolvimento de técnicas utilizadas por vários profissionais.

Foco da TCC


Os principais objetivos da terapia cognitivo-comportamental no tratamento de casais em conflito são reconstruir a cognição inadequada, promover melhor manejo das emoções, aprimorar a comunicação disfuncional e desenvolver estratégias mais eficazes para resolução de problemas diários.
Na psicoterapia comportamental, o(a) cliente é visto(a) como produto e produtor(a) de contingências e isso estabelecerá a direção da modificação do seu comportamento e identidade.


A metodologia consiste em avaliar primeiramente os comportamentos problema, em seguida avaliação e intervenção são processos simultâneos que vão ocorrer durante o processo terapêutico.


A terapia cognitiva criada por Aaron Beck, na década de 60, focava nos problemas atuais, pensamentos e comportamentos disfuncionais.
Assim, propunha que fazendo uma avaliação realista para modificar esses conteúdos se produzirá uma melhora no humor e no comportamento alterando as crenças disfuncionais básicas de pacientes.

Terapia de casal na TCC


A Terapia Racional Emotiva Comportamental (TREC) de Albert Ellis enfoca a terapia conjugal que lida com as crenças irracionais enquanto fatores importantes no relacionamento conjugal, sendo que dentro do casamento e outros modelos de relacionamento afetivos e sexuais os conflitos seriam influenciados pelas crenças irrealistas dos parceiros.


A TCC, segundo dois de seus teóricos mais proeminentes, oferece uma proposta de compreensão e intervenção psicológica que integra procedimentos técnicos de abordagens behavioristas e cognitivas, levando a uma compreensão dos problemas psicológicos como um sistema de respostas que se apresentam de forma a intercalar o cognitivo, afetivo/fisiológico e o comportamental.


Os principais objetivos da terapia cognitivo-comportamental no tratamento de casais em conflito, são a reestruturação de cognições inadequadas, o manejo das emoções, a modificação de padrões de comunicação disfuncionais e o desenvolvimento de estratégias para solução de problemas cotidianos mais eficazes.

No caminho do bem-estar do casal
Onde fazer terapia de casal


Vimos como questões individuais e do relacionamento podem se interpor no fluxo ótimo de qualquer parceria e deixar suas marcas e até promover o rompimento de laços que se imaginavam inquebŕaveis.


Porém, a psicologia oferece as ferramentas para auxiliar na reconstrução, ou melhoria do relacionamento, trazendo mais autoconhecimento para ambos os cônjuges e, consequentemente, mais fluidez na comunicação e nas dimensões afetiva e sexual.
Você pode contar com nossa clínica para encontrar um(a) terapeuta de casais que auxiliará você e seu par a se entenderem novamente.


Nosso ebook: “Guia Completo de Terapias de Casal", tem mais informações sobre terapias de casal, suas teorias, técnicas e aplicações.
Não há garantia de um “felizes para sempre”, mas vocês certamente se beneficiarão de um processo psicoterapêutico.
Agende sua consulta conosco.

Marisa de Abreu Psicóloga CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Referências:
BECK, Aaron; FREEMAN, Arthur. Terapia Comportamental Cognitiva dos Transtornos de Personalidade; trad. Alceu Edir Fillman. Porto Alegre; Artes Médicas, 1993.
DA SILVA, Ana Paula Melo; ELIANE, P. A. R. O. A terapia de casais com base na abordagem cognitivo-comportamental. Simpósio de Produções Acadêmicas em Psicologia do Univag, n°1, 2018.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.