Skip to main content

Pensamento automático

O que é pensamento automático?

Pensamentos automáticos são um fluxo de pensamento que coexiste com um fluxo de pensamento mais manifesto (Beck, 1964). A maior parte do tempo mal estamos cientes destes pensamentos, embora com apenas um pouquinho de treinamento possamos facilmente trazer estes pensamentos à consciencia (Judith S. Beck - Terapia Cognitiva).

Psicologo parra tratar pensamentoExemplo: Ao atravessar a rua você, com certeza, olha para os dois lados, mesmo que esteja em rua de mão única. Isso porque, sem que você perceba, passa automaticamente a idéia que se deve olhar sempre para os dois lados antes de atravessar a rua.

Muitos dos nossos pensamentos automáticos não causam problema algum, muito pelo contrário, precisamos de rapidez de raciocínio, e são os pensamentos automáticos que possibilitam isso. O problema aparece quando esses pensamentos automáticos não correspondem à realidade. Por exemplo, quando em depressão as pessoas costumam ter uma série de pensamentos automáticos negativos e falsos, como por exemplo: “Não adianta sair da cama, nada de bom pode acontecer na minha vida”.

Pensamentos automáticos disfuncionais

Pessoas com transtorno psicológico com frequência interpretam erroneamente situações neutras e até positivas e, deste modo, seus pensamentos automáticos são tendenciosos. Ao corrigir os erros de pensamento muitas vezes o paciente sente-se melhor.

Normalmente o que alimenta os pensamentos automáticos são as crenças subjacentes. Ou seja informações coletadas conforme experiências de vida de cada um, verdadeiras ou não.

Tipos de pensamento automático:

- Distorcido - Ocorre apesar das evidências em contrário. Ex: "Ela não gosta de mim" (dito isso quando a outra pessoa foi cordial)

- Preciso mas com conclusão distorcida. Ex: "Eu não cumpri o que prometi ao meu filho, portanto sou uma mãe terrível"

- Preciso mas disfuncional. Ex: "Tenho muita ciosa para fazer, levarei o dia todo, ficarei exausta". Mesmo sendo um pensamento correto reduz a concentração e a motivação.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Conclusão:

Seus pensamentos automáticos podem determinar seus comportamentos e sentimentos. Para o objetivo de modificar comportamentos pode-se trabalhar a mudança ou elaboração dos pensamentos automáticos.

Fonte:

Terapia Cognitiva - Judith S. Beck

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Como tratar a bipolaridade

Como tratar a bipolaridade com terapia?

Terapia para Síndrome do Pânico

Terapia para Síndrome do Pânico perto de mim

Transtorno Borderline tratamento

Transtorno Borderline tratamento com psicoterapia

tratamento para Síndrome do Pânico

Guia de tratamento para Síndrome do Pânico e suas comorbidades