Skip to main content

Blog


Vencendo a insônia

Para ajudar a vencer a insônia é importante que a pessoa fique atenta ao seu cotidiano, qual período dedica ao trabalho e ao repouso e como reage às tensões diárias. Tais observações são úteis, inclusive, se for necessário buscar ajuda profissional para lidar com a insônia.

 

A insônia pode acompanhar vários distúrbios ou doenças, ela pode impactar negativamente em diversos aspectos da vida.

É possível encontrar, entre pessoas com insônia, queixas de distúrbios respiratórios, de doenças cardíacas, insatisfação com a vida social, rebaixamento do funcionamento diário, doenças psiquiátricas, estilo de vida estressante e doenças físicas acompanhadas ou não de dor¹.

Uma indicação para melhorar a qualidade do sono é evitar a presença de eletrônicos no quarto. Nada de televisão, computador, tablet, videogame ou celular na cama e no quarto. Mesmo no modo "espera" eles podem incomodar algumas pessoas dificultando o sono.

Caso o ambiente não seja um problema e as questões sejam internas (físicas ou mentais) pode ser recomendável o apoio profissional para buscar um sono reparador.

Uma revisão bibliográfica científica, publicada no ano de 2006, incluiu estudos sobre tratamentos para insônia publicados entre os anos de 1998 e 2004, e já demonstrava que as terapias psicológicas e a comportamental produziam mudanças em parâmetros do sono em indivíduos com insônia².

Leia também "POR QUE PROCURAR TERAPIA?"

Entre os possíveis benefícios da intervenção psicoterápica está a mais fácil interrupção do uso de medicamentos.

 

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

 

1 OHAYON, M. M.; HONG, S. C. Prevalence of insomnia and associated factors in South Korea. Journal of Psychosomatic Research, v. 53, n. 1, p. 593-600, 2002.

2 MORIN, CM, BOOTZIN RR, BUYSSE, DJ, EDINGER, JD, ESPIE, CA, LICHSTEIN, KL. Psychological and behavioral treatment of insomnia: update of the recent evidence (1998-2004). Sleep. 2006;29:1398-419.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.