Skip to main content

Blog


Tratamentos Psicológicos

A maioria dos tratamentos psicológicos contemporâneos tem sua base na psicanálise e por isso costumam pertencer às chamadas psicoterapias psicanalíticas. Nessas abordagens o espaço terapêutico é construído através do diálogo entre cliente e psicoterapeuta mantendo em vista o inconsciente como fonte de conflitos e de respostas sobre as questões trazidas pela pessoa atendida.

 

 

Podemos ter também, entre outras abordagens, a terapia cognitivo comportamental (TCC), que trabalha conceitos como construção de crenças e esquemas enquanto influência da vida pessoal. A(o) psicoterapeuta trabalha junto ao cliente para descobrir na sua história como se deu a construção de padrões de pensamentos, crenças e esquemas sobre si que influenciam sua percepção e consequente ação no mundo.

Alguns tipos de atendimento:

Psicoterapia: amplia o vínculo e a proximidade afetiva com o cliente, a fim de trabalhar aspectos mais profundos e íntimos da interação social. Visa ao autoconhecimento, o crescimento pessoal e durabilidade das mudanças no médio e longo prazos.

Aconselhamento psicológico: atende casos menos complexos. O tempo da intervenção é mais breve do que na psicoterapia tradicional, e é mais voltado para situações contextuais e situacionais. As intervenções em aconselhamento focam a ação, mais do que a reflexão, e são mais centradas na prevenção do que no tratamento.

Leia também "CUIDADOS QUE VOCÊ PODE TER AO BUSCAR UM TRATAMENTO PSICOLÓGICO"

Psicoterapia breve: foca problemas atuais e costuma ser utilizada em situações de crise e emergências. Esse tipo de atendimento atua para a recuperação rápida e pontual de traumas, medos, e momentos de crise.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Referência bibliográfica: BOCK, Ana Mercês Bahia.; FURTADO, Odair.; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Editora Saraiva, 1999.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.