Skip to main content

Blog


Como escolher a(o) melhor psicóloga(o) para a sua terapia

“O caminho que o analista deve seguir (...) é um para o qual não existe modelo na vida real”¹.

 

 

Acreditamos que assim como não há um modelo de terapeuta não há um modelo de cliente. Quando se busca psicoterapia muitas pessoas começam a empreender uma busca pela “melhor” teoria e ou técnica do mercado. Pensamos que tal busca seria mais frutífera se buscasse simplesmente um bom profissional. Pois preocupações com técnicas, abordagens e teorias são aquelas do(a) psicólogo(a).

É o(a) psicólogo(a) que através de uma entrevista e atendimento qualificados irá verificar qual a necessidade da pessoa que a psicologia pode responder, e se é aquele(a) profissional que pode agir no auxílio da pessoa que o(a) procura, ou, ainda, se deve haver algum encaminhamento para outro colega que utiliza outra abordagem ou mesmo um outro profissional.

 

Não existe uma teoria melhor que outra, todas são técnicas que visam ao bem estar. É certo que as abordagens podem ser escolhidas pela própria pessoa que busca o atendimento, ou pode receber a indicação do(a) profissional que a atende para que busque uma ou outra abordagem, mas também a pessoa pode se beneficiar do tratamento sem necessariamente identificar a abordagem teórica escolhida pelo profissional que a atende.

Leia também "DIFERENÇA ENTRE PSICANÁLISE E PSICOLOGIA"

Assim, diremos que a(o) melhor profissional é aquela(o) com a(o) qual se desenvolve uma relação de confiança e respeito. E essas qualidades também precisam de tempo para se desenvolverem.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1 FREUD, Sigmund (1914). Observações sobre o amor de transferência. Rio de Janeiro: Imago, 1980, vol. 12, Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.