Cansaço Psicológico: 7 sinais de exaustão emocional
Saiba como reconhecer os principais sintomas de que você está cansado mental e emocionalmente
É provável que na correria do dia a dia você não se atente aos sintomas que o seu corpo está demonstrando. Uma vida agitada, com muitos afazeres pode te colocar em movimento e permitir uma sensação de utilidade, mas ao mesmo tempo, pode te atrapalhar em outros aspectos, especialmente no campo psicológico. Por esse motivo, é importante que você esteja atento aos principais sinais psicológicos de um possível cansaço.
O que é cansaço psicológico?
O cansaço psicológico como o próprio nome sugere está relacionado aos aspectos emocionais da sua saúde. Ele é diferente do cansaço físico, pois não fará necessariamente seu corpo doer, você ofegar após correr uma maratona ou algo pontual nesse sentido. Pelo contrário, quando estamos falando do emocional, estamos nos referindo a um tipo específico de desgaste que pode estar acontecendo com o decorrer do tempo, devido à rotina exaustiva que você pode estar tendo ou a outros problemas pessoais. Para isso, é importante se ater a diferença de cada um.
Qual a diferença de cansaço psicológico e cansaço físico?
O cansaço psicológico está relacionado ao campo emocional, como mencionado anteriormente. Por outro lado, o físico está diretamente relacionado ao corpo. Veja alguns exemplos de cansaço físico:
- Cansaço no corpo após uma atividade física;
- Cansaço após uma longa viagem;
- Cansaço após um dia de trabalho;
- Dor no corpo relacionada a uma atividade específica.
Esses são alguns exemplos apenas para ilustrar que, diferentemente do emocional, o cansaço físico atinge diretamente o corpo e pode ser considerado algo muito pontual, especialmente por você conseguir identificar o que te causou aquele desgaste. O cansaço psicológico, por sua vez, por não ser algo palpável pode passar despercebido e não parecer ter uma causa aparente, mas seus efeitos são tão danosos quanto qualquer outro tipo de exaustão.
O que causa cansaço psicológico?
É importante compreender as possíveis causas do cansaço psicológico para ter noção dos efeitos e de como cuidar para que tenhamos uma rotina mais leve e saudável, sem tantos prejuízos a nossa saúde psicológica. Diante disso, segue uma lista das principais causas:
- Relacionamentos abusivos;
- Trabalho em excesso;
- Auto cobrança Excessiva;
- Inseguranças;
- Longos períodos de estudos sem pausa;
- Insônia;
Entre outros
Com os exemplos que foram mencionados é possível observar que o cansaço psicológico, apesar de estar relacionado com os aspectos internos da nossa saúde, ele é causado por fatores externos, por esse motivo, torna-se ainda mais difícil de ter um controle das causas, pois elas independem de nós, entretanto, há como estabelecer alguns limites para redução dos prejuízos.
Antes de saber como cuidar desse cansaço, é importantíssimo saber reconhecer os sintomas e como eles estão te afetando. Para isso, preparamos uma lista com os 7 principais sintomas de exaustão emocional.
Sintomas do cansaço psicológico
É possível que você esteja emocionalmente cansado e não saiba reconhecer o que está sentindo, mas estamos aqui para te ajudar listando os sintomas considerados como os mais comuns:
Angústia frequente
É aquela sensação de aperto no peito, que vem acompanhada de uma melancolia e uma sensação de tristeza, sem um motivo aparente. Justamente por não conseguir identificar o motivo, a angústia surge como um forte incômodo.
Desânimo
Em um determinado momento da sua vida você se sente a pessoa mais disposta a realizar tarefas cotidianas e está indo bem no trabalho, de repente sente esse ânimo desaparecendo e consequentemente se reduz a vontade de realizar qualquer atividade.
Dificuldade para dormir
A dificuldade para dormir pode aparecer devido aos pensamentos ansiosos, a auto cobrança e aquela sensação forte de angústia que pode te fazer perder horas de sono para pensar no que te está afligindo ou o que pode estar fazendo de errado. Além de um sintoma, ela pode contribuir para o desgaste emocional.
Falta de concentração
Devido a forte sensação de cansaço, é provável que não sobre energia para que você consiga se concentrar em atividades simples do dia a dia.
Fadiga e Exaustão
Como o próprio nome sugere, não há como falar de cansaço emocional, sem mencionar o próprio cansaço como um dos sintomas. Ele pode estar atrelado, inclusive, aos outros que foram mencionados anteriormente e causado por eles também.
Perda de memória
Em um dia você consegue lembrar muito bem de várias coisas, de repente, sente-se tão cansado que mal consegue lembrar o que precisa comprar no mercado. É um exemplo simples, mas muito comum quando falamos da perda de memória como efeito do cansaço emocional.
Sono em excesso
Devido ao desânimo, a fadiga, a rotina exaustiva do dia a dia, é possível que seu corpo dê mais sinais de sonolência que o habitual.
Estes são alguns dos sintomas causados pela exaustão emocional. É bem provável que eles apareçam em conjunto e não isolados, então caso você tenha algum destes sintomas, não hesite em procurar uma psicóloga qualificada para te ajudar.