Skip to main content

Ciúme faz bem?

O ciúmes é uma reação despertada por uma ameaça percebida – real ou imaginária- de perda do parceiro ou perda do seu afeto e/ou atenção

Entrevista cedida para Jornalismo Nós Mulheres

Psicologo para tratar ciume1- Como identificar se o ciúme está ajudando ou atrapalhando a relação?

Psicóloga: O ciúmes é uma reação despertada por uma ameaça percebida – real ou imaginária- de perda do parceiro ou perda do seu afeto e/ou atenção.

Para algumas pessoas toda relação tem que ter um pouco de ciúme, pois seria um sinal de amor, zelo pelo relacionamento e a sua ausência seria sinal de falta de amor, de falta de interesse.

Devemos tomar cuidado para distinguir o ciúmes normal do ciúmes patológico. O normal decorre de uma ameaça real de perda, de traição, enquanto o ciúmes patológico se baseia em evidencias fictícias, ou seja, mesmo sem nenhuma ameaça real.

O ciúmes pode afetar a relação quando está excessivo ou não há motivos reais para existir, isso pode causar desgaste na relação.

2- Quando o ciúmes faz bem a relação?

Psicóloga: O ciúmes pode significar necessidade de preservação de algo desejado. O medo de perder pode levar uma pessoa a controlar o outro. Quando o ciumes está levar a atos impulsivos pode prejudicar o relacionamento.

O aspecto do ciume que pode trazer beneficio para o relacionamento seria o zelo, a preocupação e o respeito entre o casal. Conseguir ver que a pessoa que está ao seu lado tem o entendimento de suas necessidades, de sua individualidade e se preocupa com o seu bem estar fazendo sentir-se amado e protegido.

3- Quais as dicas pra quem tem ciúmes excessivo mudar e tornar a relação mais saudável?

Psicóloga: Se o ciúmes existe, a questão seria como a pessoa se comporta diante desse sentimento. Observar as reações do seu parceiro, conversar para saber se esse sentimento tem fundamento pode ser uma forma de tentar resolver a situação. Juntos de uma maneira sensata e coerente pode haver diálogo e respeito que fazem com que a situação se esclareça tornando a relação saudável evitando brigas e interrogatórios desnecessários. Mostrando dessa forma para seu parceiro que se preocupa com a relação e que confia nele e sente segurança para conversar sobre o incômodo que está sentindo sem desgastar o relacionamento.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Como tratar a bipolaridade

Como tratar a bipolaridade com terapia?

Terapia para Síndrome do Pânico

Terapia para Síndrome do Pânico perto de mim

Transtorno Borderline tratamento

Transtorno Borderline tratamento com psicoterapia

tratamento para Síndrome do Pânico

Guia de tratamento para Síndrome do Pânico e suas comorbidades