Skip to main content

Ciúme pra que?

É muito comum vermos pessoas considerando que o ciúme serve para provar que há amor no relacionamento.

Psicologo para tratar ciumeÉ muito comum vermos pessoas considerando que o ciúme serve para provar que há amor no relacionamento. Mas há diferentes tipos e intensidades de ciúme que podem influenciar de formas diferentes em cada relacionamento.

Mas tem ciúme que se torna exagerado. Não permitir que o outro vá no supermercado de chinelo e bermudão porque acha possível que haja algum encontro romântico no meio do corredor de comida para cachorro pode ser indicio que o ciume está prejudicando o relacionamento.

Algumas pessoas tem ciúme de roupas, livros, e demais objetos inanimados. Neste caso não há medo de perder a afeição, pois objetos não nos amam, nós é que amamos objetos, mas o medo que alguém destrua nossos objetos – isto da crença de que qualquer objeto seria mais valioso que o relacionamento com esta pessoa. Pense bem, se você prefere perder, ou contaminar, a amizade com alguém a emprestar um objeto seu, você já fez sua escolha.

Porque fazemos estas escolhas? Porque tem gente que prefere magoar a outra pessoa acusando-a de traição cada vez que ela olha para o lado para atravessar a rua a analisar melhor e perceber se está sendo sensato ou não?

Muitas vezes o ciumento tem este comportamento por acreditar que se ele “fechar o cerco” não será traído. Se cuidar muito de suas coisas elas serão preservadas para sempre. Talvez não perceba que enlouquecer a pessoa amada com perguntas e interrogatórios sem sentido pode afasta-la, e o que ele mais teme pode acontecer provocado por ele mesmo – que seria: perder a pessoa amada.

Acredito que se trancamos nossos objetos por ciume, podemos não perceber que um objeto mantido guardado eternamente pode torna este objeto inútil e sem valor.

O ciumento pode mudar. Ele pode se tornar uma pessoa mais segura e conseguir entender a si mesmo. Identificar onde, quando ou porque começou este medo de perder pessoas ou objetos poderá ajudar a se renovar.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Como tratar a bipolaridade

Como tratar a bipolaridade com terapia?

Terapia para Síndrome do Pânico

Terapia para Síndrome do Pânico perto de mim

Transtorno Borderline tratamento

Transtorno Borderline tratamento com psicoterapia

tratamento para Síndrome do Pânico

Guia de tratamento para Síndrome do Pânico e suas comorbidades