Skip to main content

Ciúme pra que?

É muito comum vermos pessoas considerando que o ciúme serve para provar que há amor no relacionamento.

Psicologo para tratar ciumeÉ muito comum vermos pessoas considerando que o ciúme serve para provar que há amor no relacionamento. Mas há diferentes tipos e intensidades de ciúme que podem influenciar de formas diferentes em cada relacionamento.

Mas tem ciúme que se torna exagerado. Não permitir que o outro vá no supermercado de chinelo e bermudão porque acha possível que haja algum encontro romântico no meio do corredor de comida para cachorro pode ser indicio que o ciume está prejudicando o relacionamento.

Algumas pessoas tem ciúme de roupas, livros, e demais objetos inanimados. Neste caso não há medo de perder a afeição, pois objetos não nos amam, nós é que amamos objetos, mas o medo que alguém destrua nossos objetos – isto da crença de que qualquer objeto seria mais valioso que o relacionamento com esta pessoa. Pense bem, se você prefere perder, ou contaminar, a amizade com alguém a emprestar um objeto seu, você já fez sua escolha.

Porque fazemos estas escolhas? Porque tem gente que prefere magoar a outra pessoa acusando-a de traição cada vez que ela olha para o lado para atravessar a rua a analisar melhor e perceber se está sendo sensato ou não?

Muitas vezes o ciumento tem este comportamento por acreditar que se ele “fechar o cerco” não será traído. Se cuidar muito de suas coisas elas serão preservadas para sempre. Talvez não perceba que enlouquecer a pessoa amada com perguntas e interrogatórios sem sentido pode afasta-la, e o que ele mais teme pode acontecer provocado por ele mesmo – que seria: perder a pessoa amada.

Acredito que se trancamos nossos objetos por ciume, podemos não perceber que um objeto mantido guardado eternamente pode torna este objeto inútil e sem valor.

O ciumento pode mudar. Ele pode se tornar uma pessoa mais segura e conseguir entender a si mesmo. Identificar onde, quando ou porque começou este medo de perder pessoas ou objetos poderá ajudar a se renovar.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.