Skip to main content

Sintonia no relacionamento

Acredito que a maioria, senão todas, as pessoas que iniciam um relacionamento pretendem algo próximo à perfeição com a finalidade da sentirem-se plenos e felizes.

Entrevista cedida para o Jornalismo Nós Mulheres

Psicologo para tratar relacionamento

Sintonia na relação, como perceber?

Acredito que a maioria, senão todas, as pessoas que iniciam um relacionamento pretendem algo próximo à perfeição com a finalidade da sentirem-se plenos e felizes. Esse sentimento de perfeição pode ser frequente no início da relação. Mesmo que, talvez, a perfeição não seja possível, acredito que o interesse de ambas as partes em busca-la, de forma serena, pode ser uma forma de perceber sintonia na relação.

Talvez alguns componentes possam ser interessantes para este relacionamento em sintonia, como porexemplo a liberdade, a conversa, a compreensão, a confiança, a inovação constante que apimenta qualquer relação e claro a paixão que nos deu um aquele empurrãozinho inicial para um dia chegar ao amor.

Por que geralmente ao passar dos anos o relacionamento cai na rotina ou esfria?

No início de qualquer relacionamento a tendência dos casais é ficar o máximo de tempo possível junto. Com o passar do tempo essa vontade de ficar sempre junto pode ir diminuindo, a rotina do relacionamento aparece. Geralmente acabam dizendo que o relacionamento esfriou, e se acomodam, achando que esse esfriar é inevitável e faz parte do relacionamento.

A diminuição de aquele querer estar junto sempre, daquela paixão de início do namoro é normal, já que os problemas do dia a dia, e as novidades acabam perdendo a graça, o sabor do novo.

Como identificar isso?

Conseguimos identificar que o relacionamento esfria quando o casal demonstra uma falta de vontade de realizar atividades que costumeiramente sempre faziam. A falta de diálogo, a falta de tolerância na aceitação do outro e pequenas brigas podem ser sinais que o casamento ou o namoro tenham caído na rotina.

Quais atitudes fortalecem e rejuvenescem o amor?

Algumas dicas são importantes para não deixar o relacionamento envelhecer:

1. Manter o diálogo;

2. Desenvolver alguma atividade junto com o companheiro;

3. Aprender a rir dos próprios defeitos e dos defeitos do outro;

4. Respeitar a opinião do parceiro;

5. Preservar os momentos de intimidade;

6. Ter um espaço individual;

7. Expor a sua opinião;

8. Fazer planos juntos

Todas essas dicas são importantes para o fortalecimento do amor, desde sempre essas atitudes devem ser tomadas para que haja leveza no relacionamento e que todos saibam que poderão passar por qualquer situação de uma maneira tranquila.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

O que se deve fazer para evitar as brigas e o desgaste emocional dentro da relação?

O diálogo e a confiança são essenciais para evitar as brigas e o desgaste dentro do relacionamento. Se o casal não conversa, não consegue manter um vínculo de cumplicidade e de confiança para resolverem problemas.

Então é necessário que o casal estabeleça uma rotina de conversa desde o começo do namoro confidenciando suas alegrias e tristezas, para que cada um saiba que pode confiar e ter um apoio quando for necessário.

Quais as dicas para a sensação de paixão no início da relação durar por mais tempo?

Conversar com seu parceiro todo dia, demonstrar que se interessa por ele, que se preocupa faz com que o parceiro sempre tenha o interesse de compartilhar as novidades.

- Presenteie ou faça uma surpresa para a pessoa que você ama. Não precisa ser nada de valor, apenas demostre que fez aquele gesto, aquela surpresa pensando nele.

- Sempre se arrume para sair com o seu namorado ou marido, isso mostra que você se preocupa com sua aparência, mesmo casada ou namorando há algum tempo ter a sua vaidade é importante e querer se produzir para ele também como no início do namoro.

- Procure realizar passeios, atividades, entre outras coisas para que assim a rotina sempre mude. Vá a barzinhos, lanchonetes, restaurantes, cinema, entre outros lugares que você poderá aproveitar momentos descontraídos juntos.

Qual o fator que gera mais desentendimentos entre os casais levando a um possível rompimento?

O ciúme e a falta de flexibilidade para entender as questões individuais de cada um são fatores que geram rompimento com uma maior facilidade.

É necessário que o casal procure entender os problemas individuais e o seu modo de ver as coisas e respeitar a opinião de cada um.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Como tratar a bipolaridade

Como tratar a bipolaridade com terapia?

Terapia para Síndrome do Pânico

Terapia para Síndrome do Pânico perto de mim

Transtorno Borderline tratamento

Transtorno Borderline tratamento com psicoterapia

tratamento para Síndrome do Pânico

Guia de tratamento para Síndrome do Pânico e suas comorbidades