Estresse Crônico: 5 fundamentos da psicoterapia anti estresse

Considere a Psicoterapia como uma grande aliada na prevenção do estresse.

Não é novidade que o estresse tem se tornado cada vez mais presente na vida de muitas pessoas. Isso ocorre devido ao acúmulo de pequenas situações estressantes que podem desencadear um problema psicológico muito maior no futuro.

Por isso, é necessário que você saiba que há formas de cuidar desse estresse e evitar que ele se torne algo crônico. É neste momento que a psicoterapia entra como uma grande aliada para o seu bem-estar.

O que significa estresse crônico?

Como mencionado anteriormente, pessoas que estão em situações que demandam muito delas, provocando fortes tensões e desconfortos, estão propensas a desencadear mais facilmente a forma crônica do estresse.

É possível pensar no estresse crônico como um grande aglomerado de tensões, podendo se desdobrar em transtornos psicológicos mais sérios. Para isso, é importante entender que a grande diferença entre o simples estresse e o estresse crônico propriamente dito, está na intensidade com a qual ele se apresenta para aquela pessoa.

Desse modo, é exatamente esse excesso que irá ser demonstrado através de sintomas. Por esse motivo, é necessário saber quais são eles.

Baixar E-book!

Sintomas de Estresse Crônico

É muito importante destacar que os sintomas do estresse não são apenas emocionais, eles podem, inclusive, se manifestar no corpo das pessoas. Por isso, é válido se atentar tanto aos sintomas psicológicos quanto aos físicos. Além disso, cada um será afetado de uma forma, seja nos sintomas ou na maneira de lidar com eles.

Saiba agora quais são os principais sintomas de um estresse crônico:

• Cansaço extremo;
  • Dificuldade para relaxar;
  • Acúmulo de tensões;
  • Regiões do corpo endurecidas como o ombro, por exemplo;
  • Mal-estar;
  • Falta de ânimo;
  • Forte sensação de esgotamento;
  • Dificuldade para dormir.

Além dos que foram mencionados, há diversos outros que podem se desenvolver a partir deles, como é o caso de síndromes psicológicas como o burnout.

Agendar consulta

Como tratar o estresse crônico?

Felizmente há formas de tratar o estresse, mas talvez você esteja se perguntando como e quando começar esse processo. Bom, lembre-se que ele é causado por um acúmulo de situações estressantes, seja no trabalho, na vida pessoal, no núcleo familiar ou qualquer outro contexto em que você possa estar se sentindo tensionado. Então, ao levar isso em consideração, você já pode imaginar que uma forma de tratar é evitando que ele se torne algo ainda maior, então algumas dicas estão relacionadas à:

• redução da carga horária, se possível;
  • melhor planejamento da rotina;
  • entender quais são as situações que estão te afetando e causando essas tensões;

entre outras coisas nesse sentido.

Outro ponto importante, é levar em consideração que estresse é coisa séria. Não diminua a importância do que você está sentindo e não hesite em procurar ajuda, se necessário. Ao perceber que está ficando insustentável lidar com tanta tensão, sintomas de ansiedade, de desânimo, dificuldade para dormir, entre outros, é um grande sinal de que é um bom momento para procurar tratamento para tudo isso.

Foi possível, por enquanto, ter a noção de que é possível tratar e se livrar do excesso de estresse. Há formas comprovadas de reduzir os danos causados por ele e prevenir que te adoeça.

Psicoterapia para o estresse

Não é suficiente apenas ir a uma sessão de psicoterapia para que seu estresse seja aliviado, pelo contrário, existem cinco coisas muito importantes que são levadas em consideração pelo profissional durante esse processo. São elas:

Avaliar a particularidade do caso

Cada pessoa está inserida em uma situação específica, é importante levar isso em consideração para entender como essa pessoa está sendo afetada e quais são os recursos que ela tem para lidar com isso. Apenas após esse processo que será possível compreender a causa ou as causas daquele estresse.

Compreender a causa do Estresse Crônico

Após compreendida a particularidade do caso, é possível através das sessões entender o motivo e o que está causando essas tensões. É possível que sejam fatores externos, como a própria rotina da pessoa, mas também existe a possibilidade de ela estar sendo afetada por questões pessoais como insegurança, autocobrança, ansiedade, entre outros. Por isso, compreender a causa é necessário para que objetivos do tratamento possam ser traçados para cada indivíduo.

Objetivos do tratamento para Estresse Crônico

Este é o momento em que são avaliados os objetivos para o paciente. Por exemplo, no caso do tratamento do estresse crônico, a finalidade é a redução dos efeitos e dos sintomas que estão prejudicando a vida daquela pessoa.

Técnicas usadas para tratamento do Estresse Crônico

Depois que os objetivos estão alinhados, é o momento de decidir e aplicar técnicas específicas e que são baseadas em evidências científicas para atingir determinado objetivo. O profissional irá te orientar da melhor maneira.

Avaliação dos resultados

Este é o momento em que você trará um retorno para sua psicoterapeuta a fim de expor os efeitos do trabalho que está sendo realizado entre vocês.

Por isso agende uma consulta e cuide de você e do seu bem-estar.