Fobia do escuro? Trate com a terapia cognitivo comportamental

Livre-se do medo do escuro com ajuda da terapia cognitivo comportamental, agende uma consulta.

Entre as diversas técnicas utilizadas pela psicologia para o tratamento de fobias, as provenientes da terapia cognitivo comportamental (TCC) tem se destacado e sido procuradas cada vez mais. Isso porque são utilizadas estratégias que visam tratar diretamente o problema, de modo direcionado e muitas vezes efetivo.

Uma considerável parcela das pessoas que buscam por esse tipo de terapia estão interessadas em atingir um objetivo desejado, que neste caso, é a extinção do medo do escuro. Por isso, através de métodos específicos a TCC tem sido uma das mais procuradas nos últimos tempos.

Entenda, portanto, como ela pode te ajudar e porque você pode tratar sua fobia com as técnicas da terapia cognitivo comportamental.

Baixar E-book!

É comum ter medo do escuro?

Sim! Pode ser muito comum ter medo do escuro, especialmente quando falamos de crianças, mas isso também pode ocorrer em jovens e adultos por diversos motivos. Entretanto, a atenção precisa ser redobrada quando esse medo se torna excessivo e traz prejuízos significativos para a saúde mental da pessoa. Por outro lado, saiba que isso não é motivo para constrangimentos, pois essa fobia atinge mais pessoas do que você imagina.

Nesse sentido, é possível que você tenha passado por situações que te causaram tanto medo e que você associa isso ao escuro, por isso as experiências e as causas podem ser diversas. Pode ser que você tenha dificuldade até mesmo de identificar isso e sinta apenas os sintomas advindos desse medo extremo.

Por esse motivo, é importante saber que não é incomum esse medo e que há como tratá-lo.

Como tratar a fobia do escuro?

O tratamento irá variar em cada caso, pois tudo dependerá da intensidade e do nível de prejuízo que a fobia pode causar na pessoa. Por isso, é importante avaliar cada caso com cautela e compreender o que o paciente precisa naquele momento.

É possível que a fobia do escuro cause tantos prejuízos em uma pessoa que o mais interessante no início do tratamento seja amenizar os sintomas consequentes do medo excessivo, pois só a partir disso que será possível identificar outras variáveis que possam estar relacionadas com aquele sofrimento em específico.

Dito isto, cada profissional levará em consideração a necessidade do paciente e irá elaborar o melhor plano terapêutico para o caso. Com isso, há algumas técnicas que são mais recomendadas que outras, o que justifica a procura por determinadas terapias.

Como tratar a fobia do escuro com Terapia Cognitivo Comportamental?

Como mencionado anteriormente, a terapia cognitivo comportamental tem sido cada vez mais procurada para o tratamento de fobias, isso porque os métodos utilizados têm fornecido resultados satisfatórios para muitas pessoas.

Para aquelas pessoas que buscam compreender um pouco mais como funciona o tratamento a partir da TCC, é importante enfatizar que alguns pontos são levados em consideração durante o tratamento:

• Identificar o problema relatado pelo paciente;
  • Identificar o comportamento alvo desejado;
  • Elaborar um plano terapêutico de acordo com as necessidades do paciente;
  • Aplicar técnicas específicas que estejam de acordo com o plano elaborado;
  • Alcançar o comportamento alvo.

Diante disso, no caso do tratamento da fobia do escuro, o problema identificado seria a própria fobia e o comportamento alvo seria a extinção dela. Com isso, o profissional poderá construir, a partir de sua formação especializada e de seus conhecimentos, estratégias e um plano terapêutico para aquela pessoa, aplicando assim técnicas que sejam benéficas para aquele caso específico, para que assim o comportamento (medo do escuro) seja eliminado e a pessoa seja capaz de ter uma qualidade de vida sem sofrimentos causados por essa fobia.

Agendar consulta

Técnicas para tratar fobia do escuro

Durante o tratamento para a fobia do escuro, com ênfase na terapia cognitivo comportamental, o profissional responsável poderá fazer uso de técnicas que reorganizem, modelam ou criem respostas comportamentais diferentes para aquele medo específico.

É um trabalho muito cuidadoso que precisa ser feito, pois não é apenas eliminar o medo do escuro, mas também cuidar dos outros sintomas como a ansiedade, por exemplo. Diante disso, o profissional poderá construir juntamente com o paciente, formas para lidar com esses sintomas, proporcionando a ele um melhor gerenciamento da ansiedade e da relação estabelecida com as variáveis causadoras do medo, neste caso, todas aquelas relacionadas à escuridão.

Como ajudar alguém com fobia do escuro?

Você pode ajudá-la de muitas maneiras, como a escutando, entendendo que o medo é algo que realmente existe e não invalidando esse sentimento, mas há outra forma muito importante e efetiva que irá ajudá-la, inclusive, a longo prazo, que é através da psicoterapia.

O acolhimento do medo, feito por qualquer pessoa, pode ser útil a curto prazo, mas para obter efeitos duradouros é necessário procurar uma profissional qualificada.

Marque uma consulta com uma de nossas psicólogas e trate já sua fobia do escuro.