Nomofobia: 10 razões para tratar a dependência do celular

Conheças os danos que o vício em celulares causa na saúde mental e porque tratá-la.

Devido ao avanço da tecnologia é comum que muitas pessoas estabeleçam uma relação não saudável com o uso de aparelhos eletrônicos, principalmente quando se trata do uso de celulares, especialmente em adolescentes, que são as pessoas desta geração que estão mais atreladas ao uso desses aparelhos.

Durante o contexto de pandemia este se tornou o principal meio de comunicação e até mesmo de estudos, entretanto é importante tomar muito cuidado para que uma relação problemática não seja estabelecida com eles. Isso porque o uso exagerado de celulares pode causar uma relação de dependência, tal como qualquer outro tipo de substância trazendo como consequência, inclusive uma sensação de abstinência. É nesse sentido que o conceito de nomofobia surge.

Esse transtorno se refere ao medo exagerado de ficar longe de celulares, causando essa sensação de abstinência. Diante disso, muitos sintomas podem aparecer, causando desconforto. Além disso, alguns campos da vida podem ser atingidos como estudos, trabalho e relações afetivas. Ademais, não é incomum que outros transtornos como ansiedade e depressão podem ser desencadeados a partir da nomofobia.

Baixar infográfico!

O que é nomofobia?

A nomofobia está relacionada ao medo incontrolável da pessoa ficar incomunicável, fazendo com que ela faça uso excessivo de celulares. Diante disso existe uma necessidade de olhar a todo momento para o celular a fim de verificar se há alguma chamada perdida, algum e-mail não visto, alguma mensagem no WhatsApp, entre outras notificações que poderiam não ter sido vistas. Esse transtorno pode inclusive intensificar a relação problemática com as diversas redes sociais, fazendo com que a pessoa sinta a necessidade de estar conectado o tempo todo.

Então, de uma forma geral, a nomofobia é considerada um transtorno que atinge pessoas, independentemente da idade, causando diversos sintomas que estão relacionados ao medo de ficar incomunicável.

Esse transtorno, inclusive, pode desenvolver uma ansiedade em um nível patológico com a possibilidade de se desdobrar em um transtorno de fobia social. Isso porque, o uso demasiado desses aparelhos pode impedir que as pessoas estabeleçam outros tipos de relações com o mundo real.

Quais são os sintomas da nomofobia?

Os sintomas dessa fobia são parecidos aos de outros tipos de fobias, apesar de ser ocasionado por outras razões. Entre os sintomas mais comuns é possível mencionar:

• Sudorese;
  • Sintomas de ansiedade;
  • Dificuldade em se desligar do telefone;
  • Uso excessivo de redes sociais;
  • Necessidade de estar atento as todas as notificações do celular;
  • Irritação ao perder acesso à internet;
  • Medo de ficar incomunicável;
  • Palpitações;
  • Levar o celular consigo para todos os lugares, incluindo banheiros;
  • Não conseguir ficar distante, mesmo que por minutos, do aparelho;
  • Irritação ao ficar sem bateria, por exemplo.

Entre outros sintomas relacionados à abstinência.

Note que todos esses sintomas estão atrelados ao medo de ficar longe do celular, não pelo aparelho em si, mas pelo que ele representa para aquela pessoa.

Consequências psicológicas da nomofobia

Além dos sintomas mencionados anteriormente, esse transtorno pode causar sintomas de ansiedade devido ao medo de ficar sem o uso de celulares. Esses sintomas podem causar prejuízos para três áreas centrais da vida de uma pessoa:

• Área social e afetiva;
  • Área Escolar;
  • Área profissional;

Diante disso, veja 10 razões para tratar a nomofobia:

Restabelecer a interação social com o meio à sua volta

Ao tratar o vício em celulares você é capaz de manter contato com o mundo exterior e estabelecer outras formas de relação, além das virtuais.

Estabelecer relações afetivas mais saudáveis

Com o tratamento da nomofobia você poderá estabelecer relações de qualidade com as pessoas que estão à sua falta, com mais atenção e dedicação à elas.

Constituir relações duradouras

A construção de relações duradouras pode ser uma diferencial para aquelas pessoas que buscam tratar o vício em celulares, pois o tempo entre o uso de aparelhos e as relações afetivas poderá ser melhor distribuído.

Melhorar o desempenho escolar

O uso excessivo de celulares causa diversos prejuízos para o âmbito escolar, por esse motivo, o tratamento da nomofobia poderá auxiliar no processo de concentração tão importante para o ensino-aprendizagem.

Aumentar o nível de foco, atenção e concentração

O aumento do foco, atenção e concentração é necessário para que atividades cotidianas, escolares e profissionais sejam desempenhadas com mais eficiência.

Isso porque, o uso excessivo dos aparelhos toma um tempo considerável da vida dessas pessoas, reduzindo o tempo que poderia ser investido em outras áreas, além de poder reduzir produtividade, atenção e eficiência das atividades que estariam sendo executadas.

Estabelecer relações mais produtivas no ambiente de trabalho

Os efeitos causados pela nomofobia podem interferir diretamente no desempenho no âmbito profissional, podendo ocasionar prejuízos sérios.

Desempenhar de uma maneira mais efetiva as atividades propostas, obtendo melhores resultados

O tratamento para a nomofobia será eficaz também para que você consiga se organizar de uma maneira mais efetiva, evitando procrastinações e outros sintomas que interfiram na qualidade do seu trabalho.

Evitar prejuízos ao sono

Os sintomas causados pela nomofobia podem prejudicar a sua qualidade de sono, o que, por sua vez, poderá gerar prejuízos para outras áreas da sua vida. Por isso, é importante tratá-la o quanto antes.

Evitar prejuízos à saúde física

O uso excessivo de celulares, devido à nomofobia, poderá trazer como consequências a dificuldade em estabelecer uma relação saudável com a própria saúde, dificultando inclusive a prática de exercícios físicos, além dos sintomas emocionais que podem estar atrelados a compulsões emocionais, entre outros transtornos.

Evitar prejuízos à saúde mental

Sintomas como os do transtorno depressivo, da ansiedade e de outros que estejam relacionados, podem estar atrelados à nomofobia. Por esse motivo, o tratamento se faz necessário para que  a relação com o uso de aparelhos eletrônicos seja a mais saudável possível, evitando maiores danos.

Agendar consulta

Como tratar a nomofobia?

Felizmente, o uso exacerbado de celulares pode ser facilmente identificado, especialmente se estamos nos referindo às crianças e adolescentes que são monitorados por seus responsáveis.

Diante disso, a identificação de que uma relação de dependência está sendo estabelecida com esses aparelhos é o primeiro passo para evitar que os sintomas se intensifiquem. Para isso, algumas medidas podem ser tomadas como controle do tempo em que o aparelho será utilizado, mas a depender do grau dos prejuízos causados, pode ser uma alternativa procurar por profissionais qualificados.

Para isso, três pontos são importantes de serem destacados:

1. O tratamento para nomofobia pode ser feito através de psicoterapia
  2. No processo de psicoterapia o profissional ajudará a pessoa a identificar o que significa essa necessidade de estar conectada ao celular, assim como, de onde vem o medo de ficar incomunicável;
  3. O processo psicoterápico ajudará a prevenir possíveis prejuízos que podem impactar na  vida social, afetiva, acadêmica e profissional dessas pessoas.

Se você se identifica ou conhece alguma pessoa que esteja demonstrando alguns dos sinais que foram mencionados, pode ser interessante procurar um profissional para dar as orientações adequadas e te ajudar nesse processo.