Skip to main content

Psicologia infantil

Quando levar seu filho a um psicólogo infantil

 

Muitas vezes não entendemos nossas crianças mas percebemos que pode haver algo errado com elas. Algumas vezes você pergunta o que ela tem e ela diz que não é nada, olha para baixo, sai correndo ou simplesmente fica olhando para você sem dizer uma só palavra. Isso pode te apavorar, você pode se sentir a pior mãe do mundo, pois afinal de contas você imagina que deveria conseguir ajudar seu filho em todos os momentos sobre todas as questões. Mas não é bem assim, criança não vem com manual de instruções e sua forma de comunicar que algo não está bem pode ser diferente da forma que os adultos entendem – mesmo porque a maioria das vezes a própria criança não sabe o que está errado, mas sente um desconforto que não compreende.

Esse desconforto pode vir do fato de estar sendo agredida por outras crianças na escola, ou a professora a está ignorando na sala de aula, pode haver algum adulto molestando-a, ela pode ser mais sensível e insegura que a maioria e sentir muita falta da mãe mesmo se distanciando por períodos curtos, ela pode estar se sentindo negligenciada em casa mesmo e você não percebe pois a considera tão “boazinha” e fica feliz por ela brincar horas sozinha. Enfim, a lista das possibilidades do que pode estar acontecendo são enormes.

Psicologo para psicoterapia infantilQuais comportamentos são indicadores na necessidade de terapia infantil (psicologia infantil)

As possibilidades são muitas, seguem alguns exemplos:

Recusar-se a ir a escola repentinamente

Chorar em demasia

Dificuldade em acompanhar o que dado na escola

Excesso de necessidade de contato com a mãe ou pai

Recusa em estar próximo de uma pessoa específica

Comportamentos agressivos repentinos

Demora em falar ou andar

Xixi na cama

Pesadelos

Pedidos frequentes para dormir com os pais

Os pais precisam aprender a psicologia infantil?

Creio que alguns pais ficam angustiados com a ideia se serem psicólogos perfeitos de seus filhos, mas pode ser que a compreensão do que se aplica a seu filho já pode ajudar. O universo infantil é extenso e complexo, cada caso é um caso totalmente diferente do outro. O que deu certo com o filho do vizinho não significa que dará com o seu. Os sintomas que o coleguinha apresentou pode ter sido originado por problemas muito diferentes do que o seu filho está passando.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Como a psicologia infantil ajuda a criança

O psicólogo infantil, além de sua vocação para lidar com crianças, trabalha no sentido de oferecer um ambiente onde ela se sinta segura e acolhida. A forma de falar, o tom, as palavras que ele usa são todas elaboradas para criar um ambiente de confiança onde a informação sobre o que se passa com a criança seja colhida da melhor forma possível. Por exemplo, se você perguntar se ele está chorando porque o coleguinha bateu nele é possível que ele responda que sim, mesmo que não seja esse o motivo, pois se alguma vez algum coleguinha já deu algo parecido com tapinha e, ao ouvir esta pergunta, ele poderá lembrar deste episódio e pode responderá que chora devido ao coleguinha, mesmo que este tapinha não tenha a nada a ver com o choro atual.

A psicologia infantil poderá ajudar esta criança a se restabelecer de forma mais saudável e também poderá orientar os pais para a continuação do processo de melhora em casa.

Tópicos rápidos:

Divorcio: Alguns eventos podem ser mais significativos para algumas crianças, sendo importante observar o grau de impacto quando situações mais delicadas, como no caso divorcio, e levar esta criança ao psicologo infantil quando necessário.

Psicologia infantil Ansiedade: Cobranças na escola, sentimento referente à necessidade de acompanhar brincadeiras às quais ainda não se sente seguro, brigas em casa, enfim uma série de fatores podem levar uma criança a sentir-se ansiosa. Apesar da possivel maior dificuldade em identificar a ansiedade em crianças, devido a maior dificuldade em verbalização, ainda podemos ficar atentos a possiveis sintomas e contar com o psicologo para uma avaliação.

Psicologia infantil inglês, espanhol ou italiano. Crianças recém chegadas de países de língua inglesa, espanhola ou italiana podem ter acesso a um psicólogo infantil que fala seu idioma em nosso consultório. Entendemos que a dificuldade em se expressar pode ser exacerbada quando não estamos intimos do idioma local. Agende sua consulta aqui.

Psicologia infantil Obesidade. Psicólogo infantil especializado em transtornos alimentares. Cada vez mais observamos crianças com habitos alimentares influenciados pelo emocional, nestas situações vale atender esta criança com profissionais que conheçam o quadro. Agende aqui. Horario de atendimento das 7h00 as 22h00 de segunda a sexta feira e e sabado até as 18h00

Psicologo Oncologia infantil. Psicologo infantil com experiência em atendimento de pacientes oncológico e sua familias.

Timidez pode ser um fator limitante para criança, impedindo de participar de grupos e das atividades da escola.

Birra pode ser um comportamento muito complicado para os pais lidarem. Muitas vezes a busca de uma orientação psicológica pode fazer diferença quanto a obtenção de novas formas em compreender e lidar com a birra

Quando procurar psicologo infantil? Comportamentos com os quais os pais não se sentem seguros em lidar, tristezas, ansiedades, etc, podem ser indício de que a ajuda de um psicólogo infantil seria bem vinda.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Como lidar com a baixa tolerância à frustração

Como lidar com a baixa tolerância à frustração?

Ansiedade Tratamento

Ansiedade: Tratamento com Técnicas Comportamentais

O que e emocao

O que é emoção para a Psicologia Comportamental?

Transtorno de Ansiedade

Transtorno de Ansiedade: sintomas, causas e impactos emocionais