Skip to main content

Psicologo para gestante

Gravidez e suas questões emocionais

 

Psicologo para gestanteMH (iniciais para preservar a privacidade) estava grávida de três meses. Ela se preocupava, sofria de ansiedade, muitas vezes sentia-se triste e não conseguia dormir. Mas não seria melhor para a criança quando a mãe se sente bem? Havia pressão externa, lhe diziam: "Os pensamentos negativos ou sentimentos reprimidos podem prejudicar o seu filho", diz MH que pensava "Eu não sou boa o suficiente para o meu filho" Hoje, ela sabe que ela sofria de depressão durante a gravidez.

"Culpa e vergonha de mulheres grávidas são típicos neste tipo de depressão", diz Anette Kersting, da Clínica de Medicina Psicossomática e Psicoterapia do Centro Médico da Universidade de Leipzig. "Na sociedade toda a imagem associada a uma mulher grávida é de felicidade." Outro problema: Os sintomas são muitas vezes confundidos, nesta fase, com mudanças de humor hormonais.

MH diz que tentavam lhe reconfortar dizendo "Espere até que a criança nasça, tudo vai melhorar", mas depois que sua filha nasceu, ela sentiu que caiu em um buraco muito profundo, e a depressão pós-parto foi finalmente diagnosticada.

Estudos sugerem que cerca de onze por cento das mulheres sofrem temporariamente de depressão durante a gravidez.

Muitas sofrem por terem certa predisposição à depressão. A gravidez é, então, simplesmente a experiência dramática que pode desencadea-la.

O futuro papel como mãe pode trazer vários pensamentos a respeito de sua própria infância. "Especialmente as mulheres que experimentaram uma infância ruim, não querem que o mesmo se repita com seus filhos, e sentem-se pressionadas”.

O tratamento é possível

Sinais de alarme típicas podem ser: fortes pensamentos negativos sobre a criança e gravidez, a perda de prazer em muitas coisas e sentem que não têm mais força para a vida cotidiana. "As mulheres devem sempre procurar aconselhamento, um psicoterapeuta que está familiarizado com a doença", diz Kersting.

Fonte: http://www.spiegel.de/gesundheit/schwangerschaft/schwanger-depression-in-schwangerschaft-und-psychotherapie-a-968280.html

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Como tratar a bipolaridade

Como tratar a bipolaridade com terapia?

Terapia para Síndrome do Pânico

Terapia para Síndrome do Pânico perto de mim

Transtorno Borderline tratamento

Transtorno Borderline tratamento com psicoterapia

tratamento para Síndrome do Pânico

Guia de tratamento para Síndrome do Pânico e suas comorbidades