Skip to main content

Remorso

Costumo pensar sobre o remorso como uma auto agressão, pois trata-se de um sentimento voltado contra a própria pessoa.

Sentimento próximo ao arrependimento, o dicionário online Michaelis coloca o arrependimento como sinônimo:

sm (lat remorsu) 1 Aflição, tormento de consciência, por um ato mau que se praticou. 2 Revolta da consciência contra uma ação pecaminosa ou culpável; remordimento; arrependimento.

Psicologo para tratar remorso

Mas quando usamos a palavra remorso costumamos referir-nos a atos envolvidos em questões morais e pessoais, mais do que quando a palavra “arrependimento” é usada.

O sentimento de remorso pode ser visto como algo mais amplo que a culpa, pois não apenas é identificado a autoria do ato como percebe-se a necessidade de penitência.

Vejo algo de positivo no remorso pois indica que o ato foi pensado, refletido e chegou-se a uma conclusão: houve danos à uma ou mais pessoas, ou seja, demonstra certa consciência e desejo de não repetir o ato em situações futuras. Mas ainda assim há quem não consiga lidar com o remorso e necessita de apoio emocional e psicológico para conseguir entender melhor a si mesmo, a situação de forma geral e os sentimentos das outras pessoas envolvidas.

Creio que um dos fatores que podem piorar a situação poderia ser a tendência a remoer. Não expandir os pensamentos, fixar-se no mesmo tópico pode não ajudar a obtenção de uma visão completa do ocorrido. Um psicólogo pode ajudar neste momento. Algumas pessoas podem desejar ajuda para identificar formas de reparação, algumas podem precisar da ajuda psicológica com a finalidade de preparar-se para ter forças e meios tanto de reparar o ocorrido como aprender como lidar com situações parecidas no futuro.

É comum que a vergonha acompanhe o remorso, alguns podem ter dificuldade em abrir-se com alguém pois para falarem de seu remorso precisaria de “confessar” o ato realizado, por isso considero interessante colocar que o psicólogo não costuma forçar ninguém a falar o que não deseja, este profissional pode trabalhar os sentimentos desta pessoa respeitando o seu momento e dificuldade.

Alguns desejam, ou precisam, se conhecer melhor e entender porque chegaram ao ponto de realizar o ato do qual sentem remorso. Talvez uma análise quanto às suas experiências anteriores possa ajudar à algumas pessoas, outras podem ser ajudadas ao entender o tipo de relacionamento que vem desenvolvendo que as leva a praticar ações às quais sentem remorso depois. Ou seja, cada um tem sua necessidade, um psicólogo poderá ajudar a entender qual a necessidade de cada um.

Referência: Dicionário on-line Michaelis

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Artigos


Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Como tratar a bipolaridade

Como tratar a bipolaridade com terapia?

Terapia para Síndrome do Pânico

Terapia para Síndrome do Pânico perto de mim

Transtorno Borderline tratamento

Transtorno Borderline tratamento com psicoterapia

tratamento para Síndrome do Pânico

Guia de tratamento para Síndrome do Pânico e suas comorbidades