Terapeuta responde
Perguntas frequentes sobre psicoterapia
Quem faz terapia é louco?
Não gosto muito do uso desta palavra. “Louco” é uma palavra usada pelo publico em geral e normalmente significa um quadro psicótico onde talvez haja possibilidade de elaboração suficiente para acompanhar uma terapia.
Para quem chega na terapia e me pergunta “Estou ficando louco?” Eu respondo: provavelmente não, se voce fosse louco nem estaria me fazendo essa pergunta, pois se voce tem senso crítico para perguntar isso é sinal que está conseguindo fazer um minimo de autoavalição pelo menos.
É verdade que terapia tem que ser feita a vida toda, não termina nunca?
Não necessariamente. Talvez algumas pessoas ou alguns casos se façam necessários maior tempo de acompanhamento, mas o profissional orientará a cada um sobre sua necessidade.
Porque procurar um Psicólogo?
De pronto eu lhe respondo, e por que não? Você aprendeu a procurar um oftalmologista quando percebe que sua visão está falhando; faz exames periódicos no ginecologista; entende que deve ir ao dentista para uma revisão, pelo menos uma vez por ano; leva seu filho ao pediatra de forma sistemática e tenho certeza, sabe a quem procurar se tiver um problema gástrico. Na verdade são hábitos aprendidos e por isso hoje entendemos que é saudável agir assim. E por que não procura um psicólogo? Se alguém sofre, por exemplo, de insônia ou sente-se desmotivado para acordar; pode estar vivendo uma angústia cuja causa não consegue definir, está carregando um trauma antigo que interfere muito nas suas atitudes de hoje; sofre de ansiedade paralisante; perdeu o apetite para conviver com pessoas; está com dificuldades de memória e concentração; esconde conflitos que não quer dividir com qualquer um; está vivendo um casamento problemático; não está conseguindo conter o uso de drogas ou é usuário abusivo de álcool. Você , como muita gente, pode ter uma série de questões que poderia tratar com um psicólogo. Será que ainda estamos aprendendo a considerar o psicólogo no rol de nossas necessidades de saúde?
Para que serve terapia?
A terapia pode te ajudar em casos de distúrbios psicológicos como por exemplo:depressão, síndrome do pânico, TOC, medos, etc. Mas também pode ser um apoio em situações muito difíceis da sua vida onde a pessoa não consegua levar sozinho, como uma separação, a morte de um ente querido, o stress de se submeter a exames, etc. Ou em casos onde é preciso tomar uma decisão importante e não está sendo possível identificar o que é prioritário no momento como por exemplo sair de um emprego, iniciar uma nova família, etc.
A pessoa que faz terapia fica mais “chata” e arrogante?
Depende de quem está avaliando essa “chatice”, pois muitas vezes o ganho da terapia pode ser justamente o aprendizado de não mais se deixar dominar, ou ser dependente de pessoas que não lhe proporcionavam crescimento algum. E sendo assim, é possível que estes ex-dominadores fiquem chateados com a perda de sua vítima.
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
Se um casamento não está indo bem, a terapeuta aconselhará para terminar este casamento?
A terapia não induz a nenhuma atitude em especial, o terapeuta pode ajudar o paciente a pensar no que seria o melhor para o relacionamento e para cada uma das pessoas envolvidas neste relacionamento.
Como um terapeuta pode ajudar alguém se ele também é um ser humano que tem seus próprios problemas?
É fato, o terapeuta é um ser humano, mas esta é uma condição que o ajuda a ter empatia por outros seres humanos. De toda forma os psicólogos também são pacientes de seus terapeutas, e quando estão em seus consultórios eles são treinados a terem um olhar objetivo e profissional, e trabalham para que suas próprias dificuldades interfiram.
O psicólogo trabalha dando “conselhos”?
Os serviços de aconselhamento psicológico normalmente são realizados em caráter emergencial e servem para orientar e auxiliar na resolução de dificuldades, como por exemplo nos serviços de atendimento a mulheres que sofreram abusos. Mas no processo tradicional de terapia não existe a prática de “dizer ao paciente o que ele deve fazer”.
Fazer terapia é ter alguém para desabafar?
Não só isso, muitas vezes o desabafo propicia um certo alivio, mas não ficamos apenas este alivio, a proposta da terapia engloba vários caminhos como por exemplo reestruturar os pensamentos disfuncionais e ajudar na solução de problemas.
Quem tem amigos não precisa de psicólogo porque já tem alguém para ouvi-lo?
Creio que um amigo normalmente não tem as técnicas que um profissional da área de saúde mental, como o psicólogo, tem. Ter amigos é muito bom, mas a ajuda do amigo pode se limitar a tentar te “colocar para cima” dando conselhos, dizendo que o problema não é tão ruim, que voce tem condições de superar.
Como uma pessoa pode mudar se ela é “assim mesmo”?
Quando dizemos que alguém é “assim mesmo” estamos nos referindo as características de personalidade. Muito do que somos foi aprendido, muito foi adquirido geneticamente, mas uma boa parte é nossa mesmo, ou seja depende muito de voce ser como voce é. E isto é uma boa noticia, porque tem muita coisa que pode se feita para que voce funcione melhor. Somos “donos” de nossa própria mente, e sendo assim há muito que se trabalhar e melhorar em todas as pessoas.
Qual a diferença entre: Psicólogo; terapeuta; psicoterapeuta; analista; psicanalista e psiquiatra; terapeuta holístico?
Psicólogo: Fez faculdade de psicologia, pode atuar em escolas, empresas e instituições em geral.Terapeuta: Todo profissional de saúde que aplica alguma forma de terapia. É uma forma abreviada de se referir ao psicoterapeuta. Terapeuta holístico: Não tem, necessariamente, formação em curso superior . Psicoterapeuta: É o psicólogo que se especializou na área clinica. Pode atuar em clinicas, consultórios, hospitais ou instituições de saúde.Psicanalista: É o terapeuta que utiliza as técnicas da psicanálise. Analista: É a forma abreviada de se referir ao psicanalista. Psiquiatra: Formado em medicina e especialista em saúde mental.
O psicólogo receita remédios?
Não. O profissional de saúde que está habilitado para receitar medicação é o médico.
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui