Skip to main content

Terapia para Estresse: Qual especialista devo procurar?

Sofrendo de estresse? Veja qual profissional buscar e quando é indicado procurar ajuda emocional.

Você está se sentindo esgotada há um tempo, está acumulando estresse e até mesmo outras coisas mais que te causam sofrimento psicológico, mas não sabe o que fazer a respeito, muito menos a quem procurar neste momento.

Calma! Há como solucionar este problema e cuidar da sua saúde de uma forma que você entenda as causas do estresse e como lidar com ele de forma menos danosa, evitando que ele te afete tanto. Para isso, você pode contar com profissionais da área da Psicologia para realizar terapia para estresse. 

Como lidar com o estresse?

Você pode lidar com ele modificando um pouco a sua rotina, mas talvez fazer apenas isso não seja o suficiente, afinal, para modificar a rotina, é preciso que você consiga reconhecer o que está te causando tanto estresse. E é neste momento que a terapia para estresse pode te ajudar a aliviar sintomas e manejar seu dia a dia de uma forma mais coerente e menos estressante. 

Para isso, você pode contar com a ajuda de psicólogas capacitadas. Mas como identificar um especialista que possa te ajudar nisso?

Especialista em terapia para estresse

Para que você seja ajudado da melhor forma possível, algumas coisas importantes precisam ser levadas em consideração na hora de escolher um profissional:

  • Escolha alguém com quem você se identifique;
  • É importante que após a primeira sessão você sinta-se acolhida(o) e confortável;
  • Veja se a pessoa é qualificada para o trabalho.

Levar isso em consideração é de extrema importância para que você obtenha os resultados desejados com o tratamento. Diante disso, a pessoa escolhida poderá estruturar todo o processo de acordo com suas necessidades, com ética e responsabilidade. 

Durante o período em que estiver em atendimento, você poderá ter a possibilidade de compreender questões que podem estar enraizadas e que contribuem fortemente para a manutenção do seu estresse. Entendê-las será fundamental para que elas sejam dissipadas e seu sofrimento seja reduzido. Por isso, a escolha certa do profissional é tão importante.

Como você provavelmente já sabe, diversos são os motivos que podem causar estresse em uma pessoa. Por esse motivo, saiba que há profissionais que irão atuar em determinadas áreas que poderão focar diretamente naquilo que você precisa.  

Agendar consulta

Terapia para aliviar o estresse

Cada profissional usará uma técnica específica para o tratamento do estresse, isso poderá variar em cada caso. A partir do momento que você procura por uma terapia e inicia esse processo, você terá sessões dentro de uma frequência previamente estabelecida e poderá dialogar sobre tudo o que está sentindo, o que inclui os incômodos advindos do estresse. A partir disso, a(o) psicóloga(o) irá trabalhar esse conteúdo a cada sessão com você.

Então, para uma efetiva terapia para estresse é importante que você:

  • Seja honesta(o) quanto aos seus sentimentos;
  • Esteja aberto(a) ao processo terapêutico;
  • Esteja disposta(o) a ouvir, mas que também se sinta seguro para ser ouvida(o).

Todas essas questões também poderão ser trabalhadas no decorrer das sessões, inclusive as dificuldades em colocá-las em prática, especialmente no que se refere a expor ao outro seus sentimentos, para que isso seja uma ponte para o diálogo e evitar que situações estressantes do dia a dia sejam intensificadas.

Aliás, a ideia é que você consiga transferir para o cotidiano a evolução alcançada durante o processo terapêutico.

Qual a melhor terapia para estresse?

Felizmente existem diversas técnicas a serem utilizadas e não há necessariamente uma melhor que a outra, mas pode ser que exista aquela que melhor se adeque às suas demandas e ao seu sofrimento. Por esse motivo, a identificação com o terapeuta pode ser mais importante do que a técnica utilizada.

Diante disso, tudo irá depender das questões que você busca trabalhar. Se você deseja um resultado mais centralizado e pontual para um momento específico da vida ou se deseja trabalhar questões mais latentes. Se você está buscando por terapia a fim de prevenir o estresse ou se está tão estressado que outros sintomas e efeitos já estão surgindo na sua vida.

Por isso, não há uma melhor terapia para estresse, mas sim terapias que podem ser úteis ou não para aquilo que você precisa naquele momento. 

O que fazer para ajudar uma pessoa estressada?

É importantíssimo que neste caso você não invalide o sentimento da pessoa e entenda que o estresse é um causador real de sofrimento. Diante disso, se você é uma pessoa estressada ou conhece alguém que esteja sofrendo desse mal, saiba que há como ajudá-la ou, se for caso, se ajudar. 

É importante o acolhimento de familiares e amigos, entretanto, há outras questões que precisam ser trabalhadas juntamente com pessoas qualificadas. Por isso, o melhor a se fazer nesse caso é buscar uma psicóloga especialista no assunto e agendar uma sessão o quanto antes possível. 

Por isso, agende já sua consulta! 

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.