Lidando com a traição
Pode ser muito dolorido, sofrido emocionalmente.
Para superar uma traição pode ser importante saber quem somos, quais nossas prioridades, quais nossos valores, do que podemos abrir mão, etc
Traição é como um vaso que se quebrou?
Pode ser colado novamente? haverá marcas? São avaliações válidas.
Normalmente não imaginamos que seremos traídos. Creio que normalmente somos otimistas, ainda bem, pois se fossemos tão pessimistas, ou até mesmo realistas como alguns defendem, não entraríamos em relacionamentos por medo dos problemas que podem surgir. Mas continuamos, aliás, desejamos ter relacionamentos. Alguns sofrem quando estão sós. E este deve ser o motivo: a solidão também pode assustar, e por mais que doa ser traído sempre há chance de não acontecer, também há a chance de talvez não doer tanto, ou até mesmo de nunca sabermos que aconteceu. Mas quando acontece...
Um psicologo pode ajudar no atendimento da pessoa que percebe necessidade de apoio quando ocorre a traição.
Porque dói tanto ser traído
A dor vem de vários caminhos: A decepção, pois podemos perceber que não a conhecíamos tão bem como pensávamos. A raiva de nós mesmos, pois podemos pensar que de alguma forma somos responsáveis. Pode haver pensamentos sobre nunca mais encontrar alguém que possa ser fiel aparecem com a traição e tornam a vida um tormento. Podemos perdemos a esperança de sermos felizes novamente.
A pessoa traída pode ser comparar com o outra pessoa que foi objeto de traição, e se não sabe quem é pode ser pior pois sua imaginação pode faze-la sentir-se inferior, feio, sem graça, menos inteligente, etc..
De quem é a culpa da traição?
De quem traiu ou de quem foi traído? será que há culpa? Na verdade cada situação tem sua dinâmica e elementos próprios.
Porque as pessoas traem?
Não existe uma causa única. Cada pessoa tem motivação diferente. Uns traem porque sentem que não deveriam se limitar a poucas experiências. Outros simplesmente consideram que tem esse direito, normalmente os homens são criados assim, já ouvi pessoas acreditando eu a traição faz parte da natureza masculina. O que nem está muito errado, se considerarmos que ainda somos primitivos. Explico melhor no item abaixo Porque o homem trai mais do que a mulher. De certa forma a biologia e a evolução nos programou para que os homens traiam mais. Observe que os homens produzem espermatozóides novos e saudáveis por um tempo bem grande de suas vidas, é como se a própria natureza dissesse assim “procrie o máximo que puder”. Já as mulheres nascem com um numero limitado de óvulos, estes óvulos envelhecem e ficam doentes junto com ela pois não se renovam, é como se a natureza dissesse “você tem um material muito raro e valioso, portanto escolha bem com quem você vai dividir”. E assim temos as mulheres mais seletivas, com necessidade de formar família estável e homens.
O homem trai mais do que a mulher?
De certa forma a biologia e a evolução pode ter nos programado para que os homens traiam mais. Observe que os homens produzem espermatozóides novos e saudáveis por um tempo bem grande de suas vidas, é como se a própria natureza dissesse assim “procrie o máximo que puder”. Já as mulheres nascem com um numero limitado de óvulos, estes óvulos envelhecem e ficam doentes junto com ela pois não se renovam, é como se a natureza dissesse “você tem um material muito raro e valioso, portanto escolha bem com quem você vai dividir”. E assim temos as mulheres mais seletivas, com necessidade de formar família estável e homens com necessidade apenas de espalhar suas sementes o máximo possível, e ainda por cima com o lema “caiu na rede é peixe”.
Claro que esta explicação são tira o peso de cima dos traidores, esta teoria explica mas não justifica, principalmente porque não somos primitivos, não somos animais nem homens das cavernas.
Como saber se estamos sendo traído
Seria ótimo pudéssemos ter 100% de certeza, mas algo que você pode fazer é avaliar o relacionamento. Caso você perceba algum indicio de traição pense se poderia tocar no assunto, avalie se deseja investigar este assunto e como seria o melhor.
É possível evitar a traição?
Não temos controle sobre o comportamento da outra pessoa. Podemos tentar conhecer o outro ao máximo que pudermos.
E quando foi você quem traiu...
O traidor também pode sofrer, algumas vezes sofre mais do que a pessoa que foi traída. O traidor pode avaliar como um ato improdutivo e pode se reavaliar mediante o ocorrido.
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
Entrevista cedida para MBPress
Traição via internet
Porque ultimamente as pessoas estão procurando a internet para trair o companheiro?
A internet oferece a possibilidade de passos bem pequenos, muito mais fáceis de serem trilhados. Antes da internet teria que dar passos muito grandes, talvez frequentar lugares novos, conhecer pessoas, ou mesmo conhecendo uma nova pessoa em atividades sociais havia um grande risco em iniciar algo. Mas com a internet os pequenos passinhos, como por exemplo começar a conversar com desconhecidos que estão em lugares bem longe de sua casa, dão maior segurança para iniciar algo que pouco a pouco vai caminhando para algo muito maior que talvez nem seria imaginado no inicio.
A internet ajuda as pessoas descobrirem a traição mais rápida?
Imagina-se que é possível ser totalmente anônimo na internet, o que esconderia uma traição totalmente, mas pode não ser assim. A internet deixa rastros que podem ser identificados com um pouco mais de conhecimento da área. Mas essa sensação de anonimato oferce a segurança de que nunca ser pego.
Quais são os motivos mais comuns, que leva uma pessoa a trair virtualmente?
São os mesmos que leva uma pessoa a trair não virtualmente. A diferença é que a interne oferece caminhos práticos que podem ser trilhados dentro de sua própria casa, no cômodo ao lado da pessoa que está sendo traída.
O que leva uma pessoa a traição pode ser uma infinidade de fatores, desde a insatisfação com o relacionamento atual como a pura falta de comprometimento com a pessoa com quem está e gosto pela aventura. Cada pessoa terá seu motivo, sua história de vida, seus valores.
Tópicos:
Traição virtual teria o mesmo "peso" que uma traição ao vivo? Alguns consideram que sem o contato físico não existiria traição, mas alguns já consideram que a traição está no sentimento. Quem está correto? Não sei se este seria um caso de identificar quem está certo, mas sim de identificar seu sentimento e sua verdade interna.
Traição no casamento ou amorosa ou conjugal - Quanto maior a estrutura de um casal talvez o impacto da traição seja maior. Acredito que quanto maior os planos e expectativas em relação ao relacionamento maior possa ser a dor da traição. Não existe uma causa única. Cada pessoa tem motivação diferente. Uns traem porque sentem que não deveriam se limitar a poucas experiências. Outros simplesmente consideram que tem esse direito, normalmente os homens são criados assim, já ouvi pessoas acreditando eu a traição faz parte da natureza masculina. Será?
Traição de amigo. Eis uma situação com a qual podemos eventualmente ter de enfrentar. Talvez o mais difícil seja identificar o que seria traição no campo da amizade, uma vez que este conceito possa ter algo de subjetivo. Por exemplo, ir ao cinema com outro amigo e não convida-lo seria traição?
Traição antes do casamento ou de namorado pode ser considerada por alguns como menos impactante devido ao vínculo ainda não ter sido estabelecido por documentos, mas será que emocionalmente o impacto não poderia ser o mesmo? Ser traída justamento no caminho para um relacionamento "definitivo" pode ser uma informação sobre como esta relação está se desenvolvendo. Ser traída justamento inicio do relacionamento, no caminho para um relacionamento "definitivo" pode ser uma informação sobre como esta relação está se desenvolvendo.
Sobrevivendo a traição. Pode ser difícil para algumas pessoas repensarem a si mesmas depois de uma traição. Pensamentos de culpa, raiva e vingança podem prevalecer por um tempo. Mas é importante que a superação seja buscada ativamente.
Reação à traição. É possível que alguma pessoas tenham dúvidas quanto a como devem se portar diante de tal descoberta. Devo deixar passar? Devo afrontar? Fazer igual? O que deve determinar esta reposta seria a verdade e necessidade interna de cada um.
Traição - Casamento não garante fidelidade? Juras de amor também não? Então o que poderia nos dar a certeza de que jamais seríamos traídos? Infelizmente esta resposta ainda está sem resposta, mas o certo é que a cada vez que a vida nos apresenta dificuldades como esta nos resta identificar alguma forma de lidar com ela.
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
Traição Como perdoar? Como lidar? Não estaria implícito nesta pergunta o desejo, ou tendencia, a perdoar? Não existe regras que possam ser aplicadas a todas as pessoas em todas as situações. O perdão, ou não, dever ser decidido conforme seus valores e prioridades. Este momento pode requisitar uma dose extra de força e serenidade. Pode ser interessante avaliar seus valores e prioridades, caso tenha dificuldade em lidar sozinho (a) um psicólogo poderá ajudar. Como agir? Acredito que qualquer um que ouça esta pergunta pode ficar tentado a responder o que ele faria em caso de traição. Mas observe que a situação dele, o relacionamento dele, as valores dele são diferentes de outras pessoas simplesmente porque cada ser humano é único. Seria justo usar dicas alheias?
Como saber que esta sendo traido? Creio que uma das maiores curiosidades, e talvez até desejo, seria a possibilidade saber o que o outro pensa, faz, sente, etc. Na verdade a tarefa de identificar uma traição deve ficar a cargo da sintonia que cada um tem com seu par.
Traição de marido ou esposa. Quanto mais estamos comprometidos em uma relação, e imaginamos que o casamento foi um passo a mais nesse comprometimento mais difícil pode ficar a quebra deste contrato e a forma de lidar com estas adversidades. A esposa talvez sofra menos expectativas de traição do que os maridos? Será? Talvez nossa cultura considere mais significativo quando a mulher trai, mas será que em termos emocionais haveria diferenças?
Traição em família. Contamos com a família para o acolhimento e suporte, talvez esse seja um dor motivos que uma traição possa ser muito dolorosa quando ocorre neste âmbito.
Traição é normal ou falta de amor? Se considerarmos a o termo no sentido estatístico poderíamos dizer que a quantidade de traições que vemos a torna "normal", mas se considerarmos a possibilidade de sofrimento que pode causar o termo normal talvez não se aplique. Não há como definir de forma geral o que motiva as pessoas a trairem. Cada qual terá seu motivo. Até acredito na possibilidade de haver traição mesmo amando seu par. Mas imagino que quem faça esta pergunta esteja pensando em como reagir à traição quando não se trata de falta de amor. Deveria ter um enfoque diferente?
É traição ou você está enganada? Creio que uma das maiores curiosidades, e talvez até desejo, seria a possibilidade saber o que o outro pensa, faz, sente, etc. Na verdade a tarefa de identificar uma traição deve ficar a cargo da sintonia que cada um tem com seu par.
Traição Gravidez pode ser um período de grandes mudanças, e pode ser difícil ter que encarar mais uma tão arrasadora quanto pode ser uma traição.
Traição Homem ou feminina. A traição do homem pode ser vista, socialmente, como menos importância do que a feminina. Talvez a expectativa quanto a traição feminina seja menor, talvez as consequências impostas ao homem que traiu seja menor do que as impostas à mulher. Mas acredito que essas diferenças, que podem ser culturais, não se aplicam tanto no campo dos sentimentos. A feminina seria diferente da masculina? Talvez pelo âmbito cultural percebemos expectativas diferentes conforme o local e época a qual pertence.
Traição homoafetiva não implica necessariamente em diferenças quanto ao impacto e expectativas quando comparado com casais heteroafetivos. Sentimentos e decepções surgem conforme a expectativa que cada um tinha de seu relacionamento.
Traição na internet teria o mesmo "peso" que uma traição ao vivo? Alguns consideram que sem o contato físico não existiria traição, mas alguns já consideram que a traição está no sentimento. Quem está correto? Não sei se este seria um caso de identificar quem está certo, mas sim de identificar seu sentimento e sua verdade interna.
Traição O que é? Traição é o que você considera quebra do combinado entre o casal. Casais costumam combinar, mesmo que não explicitamente que nenhuma das partes terá relacionamento afetivo ou físico com outras pessoas, ou seja, haverá exclusividade. Mas esta definição pode ser diferente conforme o que cada um considera traição.
Traição Quando desconfiar? O risco em seguir sinais listados por alguém seria a transformação em detetives desconfiados de qualquer comportamento que indicaria traição em outras pessoas. Mas será que todos somos iguais e seria possível identificar, sem nos tornarmos paranoicos, sinais claros de traição?
Beijo é traição? Abraço é traição? Qual o contato físico caracteriza traição? Qual o sentimento que caracteriza traição? Qual o pensamento que define um traidor?
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui