Transtorno de Personalidade Antissocial: sintomas e causas

Reconheça os principais sintomas do TPA e seus efeitos.

A personalidade antissocial é um transtorno de personalidade caracterizado por um padrão persistente de comportamento antissocial e/ou falta de consideração pelos direitos das outras pessoas. As pessoas com este transtorno podem ser manipuladoras, impulsivas, agressivas e irresponsáveis. Elas também podem ter problemas para se relacionar com os outros e geralmente não se importam com as consequências de seus atos. O transtorno de personalidade antissocial pode causar muitos problemas na vida das pessoas afetadas e afeta significativamente as pessoas à sua volta.

O que é o Transtorno de Personalidade Antissocial?

O Transtorno de Personalidade Antissocial é um distúrbio psicológico que se caracteriza pelo comportamento imprudente e desafiador, bem como pela falta de empatia e de consciência das consequências dos seus atos. As pessoas com este transtorno tendem a ser manipuladoras e impulsivas, e podem ter um histórico de comportamento criminal. O Transtorno de Personalidade Antissocial é um distúrbio grave que pode causar muitos problemas na vida das pessoas afetadas, incluindo problemas no trabalho, nas relações interpessoais e na vida familiar.

Os exemplos de transtorno de personalidade antissocial podem incluir comportamentos como agressão física, roubo, mentira e manipulação. As pessoas com este transtorno tendem a ser impulsivas e não se importam com as consequências de seus atos. Elas podem ser egocêntricas, e tendem a ter problemas para se relacionar com os outros. Este transtorno pode estar relacionado com a sociopatia, por exemplo.

Agendar consulta

Sintomas do Transtorno de Personalidade Antissocial

Como mencionado anteriormente, este transtorno psicológico está diretamente relacionado a impulsividade, ao comportamento desonesto e possivelmente a falta de remorso. As pessoas com este transtorno geralmente têm problemas em manter relacionamentos saudáveis, em seguir regras sociais e em cumprir obrigações. Diante disso, elas podem usufruir da agressividade e manipulação com o intuito de enganar as pessoas para obter o que desejam.

Os sintomas do transtorno de personalidade antissocial podem variar de leve a grave. Nos casos mais leves, as pessoas com o transtorno são capazes de levar uma relativamente tranquila e saudável, por outro lado, nos casos mais graves pode haver uma tendência a se submeterem a situações de riscos que podem se configurar em crimes.

Os principais sintomas do transtorno de personalidade antissocial incluem:

• Comportamento impulsivo e imprudente;
  • Violação dos direitos das outras pessoas;
  • Mentir descaradamente e roubar sem remorso;
  • Falta de consideração pelos outros;
  • Agressão física ou verbal frequente;
  • Fuga da responsabilidade por seus atos;
  • Comportamento sexual promíscuo ou abusivo;

Causas do Transtorno de Personalidade Antissocial

Não há uma causa única para o transtorno de personalidade antissocial. A pesquisa sugere que é provavelmente o resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Diante disso, conheça alguns dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento desse tipo específico de transtorno de personalidade:

• Uma história familiar de problemas de comportamento, especialmente aqueles relacionados ao uso abusivo de substâncias;
  • Um ambiente doméstico caracterizado por violência, negligência ou abuso;
  • Traumas na infância, como abuso sexual ou físico;
  • Problemas neurológicos, como lesões cerebrais;
  • Desorganizações psicológicas recorrentes, ocasionadas pela presença de outros tipos de transtornos psíquicos;

Como o transtorno é diagnosticado?

O diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial geralmente é feito por um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo. Esses profissionais usarão critérios específicos para diagnosticar o transtorno, que estão descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM). Além disso, eles podem realizar um exame físico para descartar outras condições médicas que possam causar comportamento antissocial.

Os critérios DSM para o diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial incluem comportamento anti social persistente e repetitivo em várias áreas da vida, com início na infância ou adolescência. Algumas das características do comportamento antissocial podem incluir agressão física, violência, mentiras, roubo e vandalismo. As pessoas com este transtorno também podem ter problemas relacionados a substâncias, como abusar de álcool e outras substâncias psicoativas.

Além dos critérios DSM, os profissionais de saúde mental também podem considerar outros fatores ao diagnosticar o transtorno de personalidade antissocial. Esses fatores podem incluir história familiar, experiências pessoais e comportamentos atuais.

Por esse motivo, é de extrema importância levar em consideração no processo de diagnóstico os fatores psicossociais, ou seja, além dos sintomas psicológicos, compreender o contexto em que aquela pessoa está inserida ou se desenvolveu.

Qual o tratamento para o Transtorno de Personalidade Antissocial?

O tratamento para o Transtorno de Personalidade Anti Social envolve a identificação e o tratamento de condições subjacentes, como depressão, ansiedade e abuso de substâncias. O objetivo do tratamento é ajudar a pessoa a controlar os comportamentos antissociais e melhorar as relações interpessoais.

Se você acredita que está sofrendo de transtorno de personalidade antissocial ou conhece alguém que esteja, é importante procurar um profissional. Nós possuímos profissionais especializados no assunto e prontos para te ajudar a identificar os sintomas e buscar as causas do problema.

Fique por dentro das últimas novidades em temas de psicologia e psicoterapia!

Como tratar a bipolaridade

Como tratar a bipolaridade com terapia?

Terapia para Síndrome do Pânico

Terapia para Síndrome do Pânico perto de mim