Skip to main content

Stress Pós-traumático - TSPT

Pessoas que passaram por situações muito traumáticas podem ter muita dificuldade em se recuperar.

tstpRecebi uma pergunta de um ouvinte (programa de rádio transmitido até 2010) a qual considerei muito interessante por ser um ótimo exemplo de TSTP, Transtorno do Stress pós Traumático. Ex-funcionária da Febem (o que me contou é muito forte), depois de trabalhar anos naquela instituição, agora não pode nem ouvir falar mais este nome. A gente sabe que o que acontece lá não é brincadeira de criança, apesar de ser uma instituição que deveria cuidar de crianças. Ele conta de uma cena que presenciou onde um interno agrediu muito violentamente outro funcionário. Não vou descrever aqui os horrores que essa pessoa passou, mas acreditem que foi algo desumano. Agora esta pessoa está afastada do trabalho, mas não consegue nem chegar perto do portão, só de pensar em voltar pra lá já passa mal. À noite ele acorda assustado com sonhos horríveis. E ele quer saber se um dia ela pode voltar a ter uma vida normal. O que não quer mais é voltar pra lá.

Resposta do psicólogo: Todo este relato é a própria descrição do TSPT, Transtorno do Stress Pós Traumático. Pessoas que passaram por situações muito traumáticas podem ter muita dificuldade em se recuperar. Percebe que esta pessoa entrou em estresse pós traumático quando passa a ter lembranças recorrentes e intrusivas do evento, ou seja ela não quer pensar mais na coisa mas a imagem não sai da cabeça. Sente que está revivendo aquela cena traumática, algumas vezes até com alucinações. A pessoa se sente muito estressada quando surge uma situação semelhante, ela não pode nem assistir um filme com uma cena parecida, ouvir alguém contar uma estória parecida, isso tudo é muito desconfortável pra ela, mais que desconfortável, é aversivo mesmo. No final a pessoa se sente muito desamparada, sente que ninguém pode ajudá-la, tem redução do afeto, tem dificuldade em se relacionar como antes.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

A boa noticia é que tem tratamento. Existem técnicas em psicoterapia onde as informações que se invadem a mente do portador de traumas podem ser "esvaziadas" de sua carga emocional, facilitando assim que a pessoa volte a ter uma vida normal, podendo reduzir as angustias associadas ao infortúnio vivido.

 

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.