Dor durante o ato sexual? Entenda o que é vaginismo!
A sexualidade é um fenômeno que se desenvolve e acontece entre duas pessoas, o que faz necessário prestar sempre atenção a cada uma das partes dessa relação e ao tipo de dinâmica que eles estabelecem.
A sexualidade é um fenômeno que se desenvolve e acontece entre duas pessoas, o que faz necessário prestar sempre atenção a cada uma das partes dessa relação e ao tipo de dinâmica que eles estabelecem.
Apesar das disfunções sexuais serem comuns em mulheres ao longo da vida, há uma deficiência na detecção dessas disfunções, um dos motivos pode ser o fato de que tanto médico(a) quanto paciente desconhecem, na maioria das vezes, a natureza dessas disfunções ou não se sentem à vontade para abordar esse assunto.
O vaginismo, em particular, afeta a mulher em diversos segmentos da vida, como nas suas relações interpessoais, sua autoestima, autoimagem e principalmente no relacionamento com seu(ua) parceiro(a).
A Associação Psiquiátrica Americana, inclui o vaginismo nos transtornos sexuais dolorosos e o classifica da seguinte forma:
306.51 Vaginismo – contração involuntária, recorrente ou persistente, dos músculos do períneo adjacentes ao terço inferior da vagina, quando é tentada a penetração vaginal com pênis, dedo, tampão ou especulo.¹
Geralmente as condições físicas não afetam a entrada da vagina, mas como causam dor na penetração ou durante a relação sexual, podem desencadear reações negativas que podem dar origem ao vaginismo.
O vaginismo não é uma doença ou disfunção física, é uma condição emocional, com causas psicológicas, que se manifestam através de uma reação física. Pode resultar de uma diversidade de conflitos, cujas origens podem variar de psicológicas a sociais.
O vaginismo não está restrito à sexualidade em si, mas também se relaciona ao significado da intimidade, aos conflitos ligados à dependência, e confiança da mulher. O vaginismo tem a ver com a relação da mulher com a autoestima, a capacidade de dar, receber e desejar.
Marisa de Abreu
Psicóloga
CRP 06/29493
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
Referência:
SERRA, Melina et al. Qualidade de vida e disfunção sexual: vaginismo. Dissertação de Mestrado, PUCSP. São Paulo, 2009.
1 AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de
Transtornos Mentais. 3.ed. Texto revisado. Porto Alegre: Artmed, 2005.