Como a psicoterapia pode ajudar a tratar quem sofre com disfunção erétil
A psicoterapia voltada para o tratamento da disfunção erétil é baseada no modelo de psicoterapia breve e pode ser chamada de terapia sexual.
A psicoterapia voltada para o tratamento da disfunção erétil é baseada no modelo de psicoterapia breve e pode ser chamada de terapia sexual.
Este modelo de psicoterapia tem um foco menos abrangente do que outros modelos porque pretende atacar uma questão pontual e se propõe a fazê-lo num curto espaço de tempo.
A intervenção psicoterápica individual voltada a resolução da disfunção erétil visa à redução da ansiedade e educar sobre a sexualidade e expectativas que a pessoa possui sobre esse tema com relação a si e a parceira, além de esclarecer o papel de estímulos sexuais diferentes da penetração que também podem se somar na atividade sexual dos parceiros. Como sexo oral, e outras práticas.
A terapia de casal também é uma modalidade de psicoterapia que pode ajudar na resolução de questões de status e dominância, intimidade e confiança e perda da atração sexual entre parceiros.
Há também outros modelos de psicoterapia como a psicoterapia de orientação psicanalítica onde o tratamento é mais profundo e foca as dinâmicas inconscientes da pessoa. Com duração mais longa e uma frequência maior de encontros.
Na literatura ainda não existe nenhum estudo que examine as eficácias diferenciais das psicoterapias utilizadas para a disfunção erétil, existindo apenas alguns/mas autores/as que analisaram a relação entre a psicoterapia cognitivo-comportamental (individual e/ou de grupo) e tratamentos médicos.¹
A psicoterapia cognitivo-comportamental para a disfunção erétil, de uma forma geral, tem-se mantido semelhante desde a sua origem, tomando por base conceptual e interventiva os trabalhos de Masters e Johnson, nos anos 1960 – 1970. Ainda hoje, as técnicas desenvolvidas por estes autores são as mais utilizadas na prática clínica e as que mais se aproximam de um protocolo próprio de intervenção para a generalidade das disfunções sexuais.¹
Marisa de Abreu
Psicóloga
CRP 06/29493
Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui
1 DE OLIVEIRA, Maria da Conceição. Percepções dos/as psicoterapeutas sobre a influência dos estereótipos de gênero e das relações íntimas, heterossexuais e não-heterossexuais, nas vivências da Disfunção Erétil. 2012. Tese de Doutorado. Universidade do Minho.