Skip to main content

Criança e a comida

Após o segundo ano de vida o interessa da criança pela comida pode diminuir

Psicologo para tratar crianca comer

Criança que não quer comer

Entrevista cedida para o site Nós Mulheres

- A partir de que idade normalmente a criança para de querer comer?

Psicóloga: Após o segundo ano de vida o interessa da criança pela comida pode diminuir.

- Por quê elas tem este tipo de comportamento?

Psicóloga: Porque seu ritmo de crescimento diminui e, portanto, necessitam de menos alimento. Além disso, muitas outras coisas estão acontecendo ao seu redor e ficar sentado comendo pode significar, para esta criança, perda tempo. A criança nessa fase quer correr, brincar, descobrir, explorar e, comer, pode ficar em segundo plano. Além disso, ela se torna mais seletiva em relação aos alimentos e suas preferências alimentares começam a ser definidas.

- Como os pais podem fazer para driblar esta situação?

Psicóloga: Pode ser util criar o hábito de fazer com que a criança sente-se à mesa para comer. Criança não precisa comer no sofá, com a televisão ligada ou andando pela casa.

Faça o prato da criança com pequenas quantidades de comida, mas com alimentos variados e nutritivos. Tente colocar cores e fazer com que o prato seja atraente.

Não force a criança a comer tudo o que está no prato e não faça da hora da refeição um momento de briga.

Se ela recusar-se a comer, tire-a da mesa e tente mais tarde. Lembre-se que as refeições nunca devem ser substituídas por bolachas, doces e outros tipos de alimentos, inclusive mamadeira. Quando a criança sentir fome, ela pedirá. Volte a oferecer comida no horário da próxima refeição.

Após o terceiro ano de vida essa dificuldade tende a diminuir. A criança aceita melhor experimentar novos alimentos e mostra-se mais independente para alimentar-se.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.