Nictofobia: o que é, sintomas e tratamento em adultos e crianças

Você tem medo do escuro? Saiba como identificar os sintomas de nictofobia e como tratá-los.

Quem nunca ficou com medo do escuro depois de assistir um filme de terror? Acontece que sentir medo é uma coisa, agora, você sabia que há pessoas que se sentem extremamente incomodadas ao ponto de nem conseguirem cogitar a possibilidade de estarem na escuridão? Esse medo excessivo configura-se em uma fobia, chamada de nictofobia, que é o medo irracional do escuro.

O que é nictofobia?

Como mencionado, a nictofobia é o nome dado para quem possui um medo irracional do escuro. Não é um simples receio por ter assistido a um filme e ter ficado com muito medo, a fobia neste caso, vai além disso. Ela faz com que a pessoa sinta em seu corpo diversos sintomas que a impedem até mesmo de pensar na possibilidade do que pode acontecer ao escurecer um ambiente. Esse medo irracional não é apenas apagar as luzes, mas se estende para qualquer tipo de escuridão como a noite, o fechar dos olhos ou situações que possam se assemelhar.

O fato é que, para essas pessoas, o escuro pode ser algo tão desconhecido e que, pelo fato de não saber e não conseguirem enxergar o que pode existir nele, elas podem ficar paralisadas de medo.

A intensidade com a qual esse medo atravessa uma pessoa, pode causar severos prejuízos à qualidade de vida dela. Por exemplo, pode ser que ela não consiga realizar atividades básicas pelo simples fato de ocorrerem no período da noite, como trabalhar, se divertir ou até mesmo dormir, sendo este último um dos principais sintomas causados em pessoas diagnosticadas com nictofobia.

Causas da nictofobia

Agora que você sabe o significado de nictofobia, é possível traçar algumas possibilidades que estejam associadas ao desenvolvimento desse tipo específico de fobia. Como por exemplo, ter tido uma experiência muito ruim e ter associado ela com o escuro. Essa situação pode ter ocorrido à noite, com as luzes apagadas ou até mesmo por não ter conseguido enxergar e decifrar bem o ocorrido.

É importante saber que cada caso é muito particular e tem a ver exclusivamente com a experiência vivida por cada pessoa, por esse motivo, é mais fácil identificar os sintomas e que uma pessoa pode ser nictofóbica do que a real causa daquele medo irracional.

A partir dos sintomas é possível construir uma série de possibilidades para o tratamento.

Baixar Infográfico!

Sintomas da nictofobia

Veja a seguir uma lista com os principais sintomas que uma pessoa com um excessivo medo do escuro pode apresentar:

• Sintomas de ansiedade como coração acelerado e sudorese;
  • Dificuldade em permanecer em locais com pouca e especialmente com nenhuma luz;
  • Dificuldade em sair durante a noite;
  • Angústia;
  • Tremores;
  • Não conseguir dormir com as luzes apagadas;
  • Em alguns casos, especialmente em crianças, pode ocorrer enurese noturna.

Tratamento para medo do escuro em crianças

Para estabelecer formas de tratamento para esse tipo de fobia, é importante inicialmente se ater aos principais sintomas apresentados pela criança.

A depender dos métodos utilizados por psicólogas (os), poderá ser inicialmente trabalhada a redução dos sintomas para que posteriormente seja colocada em foco a causa da fobia. Com isso, o uso de técnicas adequadas pode auxiliar a criança a perder aos poucos o medo.

Além disso, no caso específico de crianças, o tratamento, assim como a identificação do motivo do medo, pode ocorrer através de brincadeiras, diálogos e até mesmo através de sessões agendadas para fazer um tratamento com a participação das pessoas responsáveis pela criança.

Agendar consulta

Tratamento para medo do escuro em adultos

No caso de adultos, não há muitas diferenças no tratamento, o que pode acontecer é uma maior dificuldade de identificar a fobia, muitas vezes por vergonha e sensação de constrangimento ao assumir o medo, o que pode atrapalhar o processo. Por outro lado, pessoas que buscam ajuda para tratar essa fobia poderão ser cuidadas através de algumas técnicas:

• Dessensibilização sistemática;
  • Entrar em contato com as possíveis razões desencadeadoras da fobia;
  • Técnicas de Respiração;
  • Técnicas para trabalhar o autocontrole;
  • Trabalhar o constrangimento;
  • Possibilitar através da psicoterapia que a pessoa seja capaz de associar novos significados ao escuro;
  • Entre outras possibilidades.

Como mencionado, as formas de tratamento da Nictofobia para adultos e crianças são semelhantes, mas será levada em consideração a particularidade de cada caso e qual técnica será mais útil para aquela pessoa. Isso porque, pode ser que diversas pessoas sejam diagnosticadas com nictofobia, mas a intensidade, os tipos de sintomas e como cada um irá se relacionar com esse medo, é algo extremamente particular.

Por isso, não há como generalizar os sofrimentos e é necessário que os devidos cuidados sejam tomados. Diante disso, a psicoterapia tem um papel importantíssimo no tratamento de fobias. Por esse motivo, não hesite em procurar ajuda psicológica profissional, caso esteja sofrendo de nictofobia.