Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Sobre o TDAH

 

Controvérsias no diagnóstico do transtorno:

De um lado, alguns grupos argumentam que o TDAH é apenas um rótulo para diminuir fatores sociais como o papel da escola, que não adequaria o ensino às necessidades da criança, ou dos pais que tem dificuldade em educar seus filhos, como também apontam uma questão comercial que favorece as indústrias farmacêuticas.

Por outro lado, há teóricos que afirmam que o TDAH é um transtorno mental de origem neurobiológica, portanto ele não é causado pela falta de educação da criança, problemas familiares, fatores ambientais ou educacionais, e sim é um distúrbio que vai além de um simples problema de indisciplina ou desatenção, trazendo consequências negativas que atingem a criança, a família e a sociedade que convive com ela.

Causas do TDAH:

Há mais pistas do que certezas sobre as causas do TDAH. No entanto estudos iniciais² apontam como possíveis causas deste transtorno a hereditariedade, problemas durante a gravidez ou no parto, exposição a determinadas substâncias, problemas familiares, alimentação e hormônios.

Diagnóstico do TDAH:

O diagnóstico deverá ser realizado por uma equipe multidisciplinar- que pode contar com médico(a), psicólogo(a), fonoaudiólogo(a), professor(a), psicopedagogo(a), etc-, já que o TDAH é um transtorno com várias complicações.

Os profissionais envolvidos devem estar atentos para que não haja um diagnóstico errado de uma criança que passa por um período natural de excessiva atividade motora como portadora do transtorno, por exemplo.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

 

1 REIS, Giselle Vieira; SANTANA, Maria Silva Rosa. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): DOENÇA OU APENAS RÓTULO?. ANAIS DO SCIENCULT, v. 2, n. 1, 2016.

2 ROHDE, Luís Augusto P. BENCZIK, Edyleine B. P. Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade: o que é? Como ajudar?. Porto Alegre: Artmed, 1999.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP