Skip to main content

Blog


3 Fatos sobre a Anorexia que podem ajudar a combatê-la

A anorexia ou anorexia nervosa caracteriza-se pela recusa à alimentação e a percepção distorcida da forma e do peso corporais. Esta autopercepção distorcida leva a uma excessiva preocupação com o ganho de peso corporal onde a alimentação passa a ser o foco central da vida da pessoa.

 

É um transtorno alimentar que atinge uma pequena porcentagem de mulheres, entre 0,5 e 1% , mas cujas consequências podem ser bastante dramáticas, sendo considerado um dos transtornos psiquiátricos mais graves em questão de letalidade¹.

A anorexia inicia-se geralmente no começo da adolescência, entre os 14 e 17 anos. Por ser uma idade bastante crítica do desenvolvimento, abrangendo mudanças hormonais e comportamentais intensas.

Apesar de ser mais conhecidos os casos entre as mulheres, a anorexia também pode ocorrer em homens e a quantidade de casos vem aumentando nos últimos anos. No caso dos homens a dupla exigência, de que eles sejam fortes e esguios, pode estar favorecendo o desenvolvimento do transtorno alimentar².

Devido à gravidade do transtorno e à precocidade de seu surgimento é importante estar atento à ênfase que os adolescentes dão à alimentação e dietas excessivamente restritivas e procurar ajuda profissional em casos de suspeita quanto à importância exagerada na alimentação.

No caso do desenvolvimento de um transtorno alimentar tão grave quanto a anorexia nervosa, o envolvimento de um profissional habilitado é fundamental para lidar com o desenvolvimento do transtorno.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1- Schmidt & Mata, 2008. Anorexia nervosa: uma revisão. Fractal, Rev. Psicol. vol.20 no.2

2- Cybele Ribeiro Espíndola; Sérgio Luís Blay, 2006. Bulimia e transtorno da compulsão alimentar periódica: revisão sistemática e metassíntese.

Referência:

Veras et al. 2018. Relationship between suicidal behavior and eating disorders: a systematic review / Relação entre comportamento suicida e transtornos alimentares: uma revisão sistematizada.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.